Escola Aluízio Ferreira é classificada para Fase Nacional da OAB e MOBFOG no Rio de Janeiro

OAB e MOBFOG

18.07.2019

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada em Ji-Paraná, obteve a classificação para a Fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes.  A informação foi prestada pela coordenadora Regional de Educação de Ji-Paraná (CRE/JIP), professora Rosângela Marum, que destaca o empenho de professores e estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Marum afirmou que a  Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site da OBA e ou MOBFOG.

Participam os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, haverá a  distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.

Em 2019, estará sendo realizada a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes e os alunos que lançarem seus foguetes a mais de 100 metros de distância serão convidados para participarem da Jornada de Foguetes, a ser realizada na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre outubro e novembro, porém só a equipe, de cada escola, que lançou mais distante (desde que além dos 100 metros) o seu foguete.