CERu InterAge, promovido pela EREM Professora Jandira de Andrade Lima, movimenta Praça da Bandeira, em Limoeiro

Pernambuco

20.06.2019

Um movimento diferente foi notado na Praça da Bandeira, em Limoeiro, nesta quarta-feira (19). É que a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Jandira de Andrade Lima realizou o CERu InterAge, onde os estudantes reuniram arte, literatura e conhecimento para realização de uma grande feira de profissões e literária. A ação, aberta ao público, foi vivenciada durante todo o dia.

Na ocasião, estudantes do 3º ano apresentaram a Feira de Profissões, onde falaram sobre as áreas de administração, direito, educação física, enfermagem, engenharias, medicina, medicina veterinária, nutrição e psicologia. No stand de enfermagem, eles aferiram pressão, mediram o índice glicêmico e distribuíram panfletos informativos, já no de direito, os jovens explicaram sobre as vantagens da carreira. Também na área da saúde, o stand de psicologia tratou detalhes da profissão.

“Estar aqui nos dá uma oportunidade de conhecer melhor não só a profissão que nos chama mais atenção, mas também outras áreas de atuação que talvez sejam uma opção de carreira a seguir”, diz a estudante Elida Thayane, de 17 anos. Para Marinete Alves, 19 anos a escolha já está certa: vai seguir enfermagem. E foi a área que ela apresentou a comunidade. “Hoje estou me sentindo no meu ambiente, aprendemos os procedimentos de aferir pressão e medir a glicose e já atendemos cerca de 50 pessoas. Isso só confirma minha escolha, ter contato com um pouco da profissão e aprender mais é maravilhoso”, fala entusiasmada.

Já a feira literária, protagonizada pelos estudantes do 1º e 2º anos, apresentou peças teatrais que envolvem movimentos como trovadorismo, quinhentismo, barroco, arcadismo, romantismo, realismo e naturalismo. No realismo, os alunos do 2º “A” encenaram a peça inspirada na história de Machado de Assis “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e trouxeram para o palco toda emoção da história. “Sempre realizamos nossa feira literária dentro da escola, esse ano, aqui em praça pública, tem um gostinho diferente. Vimos rostos diferentes que não fazem parte da nossa escola, isso me deixou nervoso e ao mesmo tempo feliz, mostrar nosso trabalho, nossa pesquisa para essas pessoas é muito bom”, falou o jovem Ruan Victor, de 16 anos.

Com stand montado, apresentando a história do livro “Senhora”, de José de Alencar, a estudante Tainá Vitória, de 17 anos, mostrava um resumo para os visitantes. “Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da história do livro, que emociona muita gente. Além disso, ainda convidamos as pessoas para prestigiar a peça que está sendo apresentada no palco.”

“Esse momento é uma realização muito importante para nossa comunidade escolar. Foi pensado por todos nós e abraçado pelos professores e estudantes. Fazer uma ação desse porte só nos engrandece, aqui passaram pais, tios, conhecidos e desconhecidos. Trouxemos para a praça o que temos de mais belo, o empenho e dedicação dos nossos estudantes. Me sinto imensamente agradecida”, declara emocionada Josineide Carvalho, gestora da Unidade de Ensino.