Pernambuco
03.08.2020A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria do Céu Bandeira, localizada em Moreno, entregou aos estudantes sem acesso à internet da Zona Rural os cadernos de atividades complementares. A ação atuou no Povoado de Massaranduba e nos Engenhos Pinto, Jussara, Oiteiro, Queimadas, Várzea do Una e Jaboatãozinho. Essa iniciativa partiu em função dos estudantes vulneráveis não terem acesso a algum aparelho tecnológico para participar das aulas remotas.
O projeto foi implementado na escola em 2017 e, neste momento, tem o objetivo de levar aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio o material didático proposto pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado. As atividades incluem interpretação de texto e redação, orientações para o ensino base de matemática a título de revisão, fatos geográficos e históricos atuais entrelaçados com os textos de língua portuguesa, e em Ciências da Natureza, os alunos receberão orientações para experimentos caseiros e análise do ambiente que os cercam. As atividades são referentes a três meses de aula. Após o prazo de 30 dias os professores voltam para pegar os materiais e fazer as correções.
“Dessa forma, tentamos atender pedagogicamente os estudantes como também frear uma possível evasão escolar”, destacou o gestor da escola, Rafael Máximo. “Nossa escola por ser distrital e atender estudantes de Zona Rural, que moram bem distante sem acesso à internet, faz com que esta ação seja muito importante para o andamento dos estudos diante a ausência das aulas presenciais. Por causa da pandemia buscamos alternativas que minimizem a falta de acesso e ao mesmo tempo garanta a permanência e inclusão do aluno na escola”, acrescentou.