EREM Maria do Céu Bandeira comemora Dia Nacional da Matemática com atividades pedagógicas

Pernambuco

04.05.2018

Comemorado no Brasil há cinco anos após a promulgação da lei nº 12.835/2013, o Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 de maio. Para celebrar esta data, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria do Céu Bandeira, localizada em Moreno, realizou, nesta sexta-feira (04), a II Exposição do Centro de Educação Matemática. A escola levou seu laboratório de ensino matemático para o centro do município onde aconteceu a exposição de jogos gigantes como: jogo da velha, jogo das cores, cubo quebra-cabeças, travessia, tangram, soma certa e muitos outros. O evento organizado na Praça da Bandeira contou com a participação de estudantes de mais de 20 escolas das esferas estadual e municipal que, junto com a comunidade local, mostraram que é possível aprender matemática de uma forma diferente: brincando e tendo prazer.

O evento teve como objetivo desmistificar alguns mitos que rodeiam a disciplina e trabalhar de forma lúdica e educativa diversas maneiras de aprendizado, além de mostrar que a matemática não só tem a ver com cálculo, mas também com raciocínio e lógica. A iniciativa surgiu diante da necessidade de buscar instrumentos que melhorassem a proficiência da escola e o interesse dos estudantes pela disciplina.

“Este projeto está me ajudando muito nos estudos. A partir dele consegui desenvolver minha capacidade de pensar e está sendo uma ótima oportunidade que estou tendo de poder participar. A gente sabe que matemática não é fácil, mas com a ajuda dos jogos a disciplina fica mais fácil de aprender”, contou a estudante do 1º ano C da EREM Maria do Céu Bandeira, Stefhany Amanda.

O projeto atua de forma didática e pedagógica e feito com material reciclável composto pelos estudantes monitores que multiplicaram o aprendizado para os demais estudantes e para a comunidade. Entretanto, diante da dificuldade de aprendizagem nas diferentes esferas, houve a ideia de fazer com que o laboratório virasse itinerante, ou seja, o projeto recebe e visita outras escolas.

Para o gestor da escola, Rafael Maximo, o evento foi um sucesso e superou suas expectativas. Para ele, a proposta de construir alunos multiplicadores foi alcançada. “Quando você tem público para esses alunos se tornarem alunos multiplicadores, isso se torna muito bom. Era o que a gente esperava e vem atingindo. Outro ponto muito importante desse trabalho é contribuir com a melhora da proficiência da escola. Isso já está provado nos números”, comentou.

“A proficiência da escola tem avançado, mas ela tem avançado por conta desse trabalho aqui também. Então, é um conjunto de fatores positivos que vem fazendo com que a gente consiga fazer que os resultados melhorem. E o laboratório de matemática vem ajudando a ponto de criarmos alunos multiplicadores”, finaliza.

Peça Teatral - Dando continuidade às comemorações ao Dia Nacional da Matemática, na próxima terça-feira (08), estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Mariano Teixeira, em Areias, irão encenar uma peça teatral inspirada na obra O Homem que Calculava, do matemático Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Com o tema A matemática como uma abordagem literária os estudantes pretendem conscientizar a influência da literatura matemática em todas as áreas. A apresentação acontecerá no auditório/teatro da EREM.