Pernambuco
27.05.2019Muitos jovens chegam ao terceiro ano do ensino médio cheio de dúvidas de qual profissão escolher. Além disso, a reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também preocupa. Pensando nisso, em ajudar estes jovens, que a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) dos Palmares Dom Acácio Rodrigues Alves realizou, nesta sexta-feira (24), o Workshop Dialogando Profissões.
A ação, que reuniu profissionais de diversas áreas, contou com a participação de mais de 140 estudantes do 3º ano, que receberam informações sobre as áreas de psicologia, medicina, nutrição, odontologia, gastronomia, engenharia civil, fisioterapia e outras. Durante as palestras, os profissionais explanaram os lados positivos e negativos de cada profissão e os desafios que enfrentam até alcançarem a realização profissional.
Graduada em direito, Giuliane Lins, optou por seguir outro caminho e realizou o sonho de estudar gastronomia. “É uma área relativamente nova. Então, trazer essa possibilidade para eles é o importante pra mim, mostrar que não importa a sua primeira escolha, que o importante é você sentir-se realizado no que faz. Nunca é tarde para recomeçar”, disse. Marlos Rocha, ex-estudante da EREM de Palmares, se formou em medicina há um ano e avalia a ação da escola como de extrema importância para tirar dúvidas que ainda existem na cabeça dos estudantes. “Além da sensação de estar voltando para casa, acho muito bacana a escola proporcionar esse momento tão diferenciado. Ações como esta colocam os meninos para pensar mais um pouco contando com a ajuda de quem já passou por isso”, ressaltou.
Caio Luiz, de 17 anos, que pensava em cursar engenharia civil, saiu da palestra, agora, indeciso. “Tenho engenheiros na família que sempre me inspiraram para a profissão. Nunca pensei em medicina, mas hoje confesso que fiquei em dúvida”, pontuou o jovem. Ainda indecisa em qual profissão seguir, Heloísa Gabriella dos Santos, de 16 anos, conta que a palestra a ajudou muito a resolver qual caminho seguir. “Nesta fase passamos por muita pressão para resolver qual profissão seguir. Então, é muito importante ter alguém que nos oriente sobre cada profissão, saber se realmente vale a pena e escutar depoimentos de quem vive no dia a dia do trabalho. Fiquei muito animada, este evento me ajudou muito”, disse.
“Temos toda uma responsabilidade com a formação desses meninos quando confiam a nós o descobrir e o despertar para um novo caminho. Nada melhor que ajudá-los trazendo estes profissionais para realizarem palestras e dialogarem com eles”, declarou a gestora da unidade, Maria José Oliveira.