Erem Augusto Gondim cria projeto focado na troca de conhecimento entre estudantes

Pernambuco

03.10.2025

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Augusto Gondim, em Goiana, criou um projeto com o foco em fomentar o protagonismo juvenil e aproximar diferentes turmas por meio da aprendizagem colaborativa. O Projeto Mano a Mano, idealizado pelas professoras de matemática Lucidalva Coutinho e Francione Cunha, busca ensinar de um jeito lúdico.

A iniciativa, que teve início em 2022, envolve estudantes dos terceiros anos na criação de jogos matemáticos a partir de conteúdos vistos em sala de aula. Esses jogos são aplicados com os alunos dos primeiros anos, revisitando conceitos da matemática básica que também estão presentes nos descritores do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliações externas que medem o desempenho escolar.

Organizados em grupos, os estudantes constroem e apresentam os jogos, recebendo os colegas mais novos em um ambiente lúdico e interativo. Além de reforçar o aprendizado, a proposta estimula a troca entre turmas de diferentes séries e valoriza a participação ativa dos jovens no processo de ensino.

A professora idealizadora do projeto, Lucidalva Coutinho, falou sobre como funciona o Mano a Mano. “O projeto tem o intuito de fazer a interação entre os alunos dos terceiros e os primeiros anos. Além disso, efetivar o aprendizado dos conteúdos, enfatizando principalmente os dos atores do Saeb e Saeb, de forma lúdica e interativa. Os estudantes dos terceiros anos elaboram os jogos e recebem os estudantes dos primeiros. O protagonismo é o foco principal, elevando a autoestima deles, buscando um aumento de rendimento nas provas externas”.

O trabalho é acompanhado por avaliações que consideram desde a criação do jogo até a socialização e o envolvimento dos participantes, tanto pelas professoras quanto pelos próprios colegas. Para as idealizadoras, a ação vai além da preparação para exames, o intuito foi não só melhorar o desempenho dos estudantes nas provas externas, mas, sobretudo, reconhecer suas potencialidades e habilidades, dando espaço para que se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem.

O estudante Silas Gomes, do 3º ano, falou sobre a importância da participação para o desenvolvimento dos alunos. “Participar do projeto Mano a Mano foi muito interessante, pois nos deu a oportunidade de ter uma experiência diferente com os alunos de outras turmas. Foi um momento de trocar ideias, ouvir diferentes pontos de vista e aprender uns com os outros. Além disso, a atividade ajudou a criar um ambiente mais descontraído, mostrando como a participação de todos faz a diferença. Para mim, foi um momento valioso, que contribuiu tanto para o aprendizado quanto para a integração das turmas”, disse o estudante.