Equipes vencedoras da 2ª edição do Ouse Criar são divulgadas durante cerimônia de encerramento do programa

Mato Grosso do Sul

23.03.2023

O evento de encerramento do Programa ‘Ouse Criar - Parque Tecnológico Horizontes da Inovação 2ª Edição’ aconteceu nessa quarta-feira (22), no Auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa, e contou com a participação de 10 equipes formadas por professores e estudantes da 1ª e 3ª Gerências Regionais de Ensino. Na oportunidade, foram premiados os três primeiros colocados dos dois eixos do programa: Turismo e Cidades Criativas. Ao longo do ano de 2022, os estudantes desenvolveram ideias inovadoras de produtos ou serviços que permitirão a criação de políticas e ações aliadas ao desenvolvimento do Turismo e da criatividade na cidade, de maneira inovadora que potencialize a exploração econômica dos municípios.

Vencedores - No Eixo Cidades Criativas, a grande vencedora foi a equipe UNEART, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Bráulio Maia Júnior, em Campina Grande. A segunda colocada neste eixo foi a equipe Me Mostra Campina, da ECIT Doutor Elpídio de Almeida, em Campina Grande. Fechando o pódio, em terceiro lugar ficou a equipe BTECHGREEN, da Escola Estadual Poeta Carlos Drumond de Andrade, também em Campina Grande. Já no Eixo Turismo, o primeiro lugar ficou com a equipe Vila Porto, da Escola Estadual Prof. Antonia R. de Freitas, em João Pessoa. Em segundo lugar ficou a equipe Porta do Sol, do Centro Educacional De Inovação e Tecnologia - INOTECH, em João Pessoa; e o terceiro lugar ficou com a equipe Abá, da Escola Estadual Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa.

O estudante Matheus Henrique Pereira Alves, da ECIT Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e integrante do Grupo CIS, comentou que a experiência de desenvolver um projeto de inovação e apresentar um pitch para uma banca julgadora tem sido transformadora. 

“Nosso projeto trata-se de um serviço de Marketing Digital para artesãos da Vila do Artesão, em Campina Grande. Identificamos esta problemática, essa dificuldade desses profissionais e vamos oferecer nosso serviço. Estar participando de um programa como esse é muito enriquecedor. Apresentar nosso projeto para uma banca julgadora, incubar nossa ideia no Parque Tecnológico, tudo isso vai contribuir demais. É uma experiência única”, revelou o estudante.

Elisabete Araújo, Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, foi uma das juradas do evento e lembrou da importância de desenvolver projetos como este no Ensino Integral. “Estamos diante de uma das propostas da Secretaria de Estado da Educação que visa a oportunizar o desenvolvimento integral dos estudantes. A Paraíba tem se destacado na expansão do Ensino Integral e quando se trata de projetos voltados a investir na competência dos estudantes voltadas à Ciência e à Tecnologia tem um aspecto muito relevante. Isso tudo relacionado ao mundo do trabalho e as oportunidades de mercado, se articulando com a capacidade de empreender. São exigências que o mundo de hoje nos propõe”, comentou a secretária.

Premiação - Os três primeiros colocados de cada Eixo receberão uma premiação qeu será destinada à escola das equipes contempladas, para a aquisição de material de tecnologia para apoio didático pedagógico. A escola da equipe vencedora receberá R$ 15 mil, a escola da equipe que ficou em segundo lugar receberá R$ 10 mil, e a escola da equipe terceira colocada receberá R$ 5 mil. Além disso, todos os projetos participantes do Ouse Criar receberão uma incubação de empresas no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.

Etapas - Ao decorrer do programa, os estudantes passaram por etapas importantes, como imersão, ideação e prototipagem a fim de que pudessem aprofundar os conhecimentos sobre os eixos temáticos e aprimorar as respectivas ideias. Contudo, nesta etapa final, as equipes apresentaram os projetos em forma de pitch, expondo seus protótipos como forma de solução criativa e contributiva para o desenvolvimento da cidade escolhida como cenário de intervenção da proposta. Os pitchs foram avaliados por uma banca de jurados.