Equipes pernambucanas embarcam rumo aos Jogos Escolares da Juventude

Pernambuco

20.09.2019

Vai começar a fase regional dos Jogos Escolares da Juventude. Entre esta sexta-feira (20) e a terça (24), dez equipes de Pernambuco participam da Regional Azul, disputada por escolas de todo o Nordeste. Esta é uma das três etapas realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que separa as competições por Região. Ao todo, o Estado enviou uma delegação de 110 pessoas, dividida entre times de futsal, handebol, basquete e vôlei. Os jovens competidores viajaram rumo à sede do campeonato nesta sexta.

As equipes que estarão representando Pernambuco são o Colégio Boa Viagem, Colégio Elo, Madre de Deus, Santa Emília, Escola Estadual Custódio Pessoa, Colégio Agnes e Salesiano. Todas foram campeãs da fase estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco. Outros seis times que também ficaram com a primeira colocação nos JEPs garantiram vaga direto para a fase nacional, isso porque, na etapa brasileira de 2018, ficaram entre os cinco primeiros colocados. Vale destacar que na edição anterior, durante a realização da etapa regional, o Estado foi o primeiro colocado entre o Norte e o Nordeste, somando 11 medalhas, sendo seis de ouro, duas de prata e três de bronze. 

Antes do embarque, o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, bateu um papo com os estudantes e, com palavras de incentivo, motivou os jovens competidores. “Ficamos muito emocionados e na torcida por mais conquistas. É importante que eles tenham a consciência de que, além de estarem representando as escolas, especialmente estão representando o Estado. Pernambuco possui uma tradição nos esportes e estamos muito felizes com os resultados alcançados nos últimos anos. A expectativa, agora, é ver todos indo para Blumenau, mas antes temos um caminho a cumprir e a luta será grande”, comentou. 

Para conquistar vaga na fase nacional, que este ano será disputada em Blumenau/SC, entre os dias 16 e 30 de novembro, nossos atletas precisam ficar entre os dois primeiros colocados de cada modalidade. Ao todo, a fase regional dos Jogos Escolares da Juventude recebe, aproximadamente, mil e cem alunos-atletas de escolas públicas e privadas. Para a última etapa, estão sendo esperados mais de seis mil jovens entre 12 e 17 anos, participando em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, xadrez e wrestling. 

“É um sonho que estamos realizando, tanto do nosso time, quanto do nosso professor. É a primeira vez que a nossa escola consegue vencer os Jogos Escolares de Pernambuco e se classificar para esta fase dos Jogos da Juventude. Estamos bastante confiantes para ganhar a etapa Nordeste e levar o nome da Custódio para o Brasileiro, sempre defendendo as cores da bandeira de Pernambuco”, comemorou o goleiro de handebol infantil, Brenno Andrade, da Escola Estadual Custódio Pessoa, de Paulista.

Em contraponto aos estreantes, a equipe feminina infantil de vôlei do Colégio Boa Viagem (CBV) carrega uma experiente jogadora. Gabriela Oliveira, de 16 anos, participa pela primeira vez da fase regional, isso porque, em duas outras ocasiões, ela esteve na disputa da fase Nacional, sendo vice-campeã em 2016 e 2017. “São dois pesos. Primeiro porque já participei outras vezes e segundo porque sou a capitã da equipe. Tento passar o máximo de segurança para as meninas, reforçando sempre que estamos ali fazendo o que amamos. Temos um time bastante preparado, temos consciência da nossa capacidade e a meta é voltar para Pernambuco com a vaga garantida para Santa Catarina”, garantiu. 

Confira abaixo a delegação de Pernambuco na fase regional dos Jogos da Juventude: 

Futebol feminino - Colégio Elo (12/14 anos e 15/17 anos)
Vôlei feminino - Colégio Madre de Deus (12/14 anos) e Colégio Boa Viagem (15/17 anos)
Vôlei masculino - Colégio Boa Viagem (15/17 anos)
Handebol masculino - Colégio Santa Emília (12/14 anos) e Escola Estadual Custódio Pessoa (15/17 anos)
Basquete feminino – Colégio Santa Emília (12/14 anos) e Colégio Agnes (15/17 anos);
Basquete masculino – Colégio Salesiano (12/14 anos)