Equipes do Serviço de Saúde Socioemocional da Educação do Paraíba realizam ações de Busca Ativa Escolar durante período de matrículas

Paraíba

18.01.2024

As equipes do Serviço de Saúde Socioemocional nas Escolas da Paraíba, que são compostas por psicólogos e assistentes sociais, estão fortalecendo as ações de Busca Ativa Escolar, desenvolvidas pelas escolas estaduais em parceria com as Gerências Regionais de Ensino. As atividades acontecem durante o período de efetivação das matrículas dos estudantes novatos e veteranos, que seguem até o dia 26 de janeiro. 

Durante o processo de Busca Ativa, os profissionais do Serviço Socioemocional estão analisando os dados do Painel de Monitoramento de Matrículas e planejando ações voltadas para as escolas e regiões que apresentam os números menos positivos de matrículas. As ações visam a garantir o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Neilze Correia de Melo Cruz, coordenadora do Serviço de Saúde Socioemocional, comentou sobre a importância das ações. “Compreendo que a educação é um pilar essencial para o desenvolvimento humano e social. Psicólogos e Assistentes Sociais das 14 Gerências Regionais de Educação estão analisando os dados e fazendo visita in loco, direto nas residências dos estudantes, a fim de garantir que nenhum estudante fique de fora, consequentemente contribuindo para o fortalecimento da igualdade de oportunidades, melhoria das condições sociais e construção de uma sociedade qualificada e capacitada para enfrentar os desafios do Século XXI”, disse.

Dentre as ações estão visitas domiciliares para identificar as razões pelas quais os estudantes não estão frequentando a escola. As conversas com os estudantes têm o objetivo de oferecer suporte para resolver ou mediar possíveis problemas, como oferecer suporte psicossocial aos estudantes e suas famílias para lidar com desafios emocionais, econômicos ou sociais que possam estar influenciando na frequência escolar.