Equipes da rede estadual participam da grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil na Unicamp

Sergipe

25.08.2023

 A Rede Pública Estadual de Sergipe tem mais um motivo para se orgulhar. Acontece neste final de semana, entre os dias 26 e 27 de agosto, a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada na Universidade Federal de Campinas, a Unicamp. Dentre os mais de mil alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o país que disputam a final, o estado de Sergipe está bem representado por duas equipes de alunos de escolas públicas estaduais. Os alunos viajaram nesta madrugada de quinta para sexta-feira, 25, com o sonho de ganhar a medalha de ouro para suas instituições de ensino e para Sergipe.

A primeira é a equipe “Os Barões de Maruim", formados pela turma do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, localizado na Diretoria Regional da Grande Aracaju (DRE8), pelos alunos Anne Gabrieli Oliveira, Jean Carlos Júnior e João Gabriel Gois e coordenação da professora Eliane Dias. A segunda é a equipe, as “Drama Queens”, são do Colégio stadual Profº José Franklin, da Barra dos Coqueiros, também situada na DRE8, formada pelas estudantes Ana Luiza, Clesia Eduarda, Barbara Estefany e comandada pela professora Adinagruber Lima.

De acordo com informações da própria ONHB, neste ano, a olimpíada somou 30,5 mil grupos participantes, totalizando 120 mil pessoas. O número é o maior já registrado entre todas as edições e representa um aumento de 68% em comparação com 2022.

A professora de história do C. E. Prof. José Franklin, Adinagruber Lima está empolgada e preparada para participar de uma competição tão importante e motivadora, tanto para ela, quanto para as “Drama Queens”, nome do grupo de suas alunas. “Para nós, professores, é emocionante participar como finalistas em uma edição comemorativa como essa dos 15 anos da ONHB, representando a escola pública e o estado de Sergipe”, afirmou.

A sua orientanda, a aluna Ana Luiza Gama Silva, do 1º ano do Ensino Médio do José Franklin, exalta a importância de participar da ONHB e de poder viajar ao lado das pessoas que sempre acompanharam ela e sua equipe.

“É muito gratificante chegar onde a gente chegou. É ainda mais gratificante representar nosso colégio em Campinas. Passamos por todas as dificuldades das fases, estamos cientes que não vai ser fácil fazer a prova, mas estamos confiantes de que teremos uma boa pontuação e vamos levar o ouro para casa. É emocionante demais. Chegar aqui, para nós, já é uma vitória”, exaltou Ana Luiza, emocionada

Já Eliane Dias, professora do Alcides Pereira, diz estar realizada como professora em fazer parte da grande final da ONHB. “É papel inerente ao espírito da Escola Pública a formação crítica do sujeito. A olímpiada de história traz uma leitura crítica da história do Brasil, sensibilizando os estudantes para nossas raízes culturais e históricas, e levando a compreensão de problemas sociais seculares enfrentados por nossa gente”, finalizou Eliane.

Na final, serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. As equipes que não forem premiadas receberão medalhas de honra ao mérito, chamadas de medalhas de cristal. As escolas com grupos medalhistas também receberão troféus.Em caso de desempenho exemplar durante a ONHB, os alunos de nossa rede estadual de ensino têm chances de concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.

Sobre a ONHB

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

De acordo com professor Jorge Monteiro, técnico do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades/Dase/Seduc),ao todo, foram seis etapas online – que foram realizadas entre maio e junho. Cada fase teve uma semana de duração e apresentou questões de múltipla escolha e realização de tarefas que envolvem assuntos como a História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.