Equipe idealizadora do “Filtruvial” visita Funasa e conhece projetos desenvolvidos pela fundação

Paraíba

08.03.2024

Os estudantes da equipe "Os Sapiens - Educação Steam" da ECIT Francisca Martiniano da Rocha, da cidade de Lagoa Seca, que desenvolveram o projeto “Filtruvial - Filtro para purificação de águas pluviais”, visitaram, na manhã da quarta-feira (06) a Fundação Nacional Saúde (Funasa) em João Pessoa.

Os Sapiens tiveram a oportunidade de apresentar como funciona o Filtruvial, ao superintendente da Funasa, Osvaldo Balduino e à chefe da Divisão de Saúde Ambiental, Roseane Cunha da instituição. O projeto tomou como base o alto índice de doenças e as dificuldades de acesso à água tratada no município de Lagoa Seca, principalmente da Zona Rural. O filtro foi construído para tratar a água da chuva, que passa por três etapas: filtragem dos resíduos sólidos, filtragem física com argila e carvão vegetal, responsável pelo controle do pH, odores e gosto e a filtragem química que é a base de ozônio, que age eliminando as bactérias da água.

Durante a visita, os estudantes e professores conheceram alguns projetos de tratamento de água da Funasa. Um deles é o Salta-Z, sistema de tratamento de água que é feito apenas em locais que tenham água doce, detectável, por meio de análise. Salta-Z filtra a água por meio de cloração com sulfato de alumínio e zeólita para tratar a água quando tem a presença de ferro e manganês. Após a instalação é feita uma conscientização com a população e também é feito um acompanhamento de análise de qualidade da água.

Os visitantes também conheceram os laboratórios bacteriológico, hidrobiologia, esterilização e análises físico e químico, e também ganharam um Manual de Saneamento da instituição.

“A Funasa é responsável por sistemas simplificados de abastecimento de água, construção de cisternas, banheiros, sistemas de esgotamento sanitários. Trabalhamos junto ao Estado de Municípios para levar esses projetos. O trabalho dos estudantes é muito importante e estamos à disposição para ajudar a contribuir no desenvolvimento e com ajuda técnica da instituição, pois disponibilizamos muitas pesquisas que podem ajudar no processo”, frisou o superintendente da Funasa, Osvaldo Balduino.

O estudante Luiz Henrique Silva, está na 2ª série do Ensino Médio do curso Técnico de Comércio na ECIT, durante a visita ele conheceu toda a estrutura da Funasa e pode apresentar os projeto da Equipe Siens.

“Foi uma visita produtiva, pudemos mostrar nosso projeto e entender um pouco mais como funciona a instituição. Isso também vai nos ajudar na apresentação do projeto na Febrace em São Paulo, o que estamos com muita expectativa”, comentou.

A equipe Os Sapiens - Educação Steam é composta por 30 estudantes da ECIT Francisca Martiniano da Rocha e alunos egressos. Os Sapiens são orientados por uma equipe de seis professores da ECIT, Isac Araújo (Biologia), Mozart Edson (Matemática), Andreia Lima (Agroecologia), Mirna Souza (Sociologia), Sandra Alves e Alexandre Lima, ambos da base técnica.

Também fazem parte da equipe de orientadores, o professor Damião Queiroz da ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho, município de Alagoa Nova e professor Paulo Rodrigues da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Reconhecimento

A equipe foi selecionada para apresentar o projeto na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida de 18 a 22 de março na Universidade de São Paulo (USP).