Equipe docente da Escola da Floresta tem Jornada Pedagógica individualizada em reta final de planejamento

Amazonas

19.02.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, promoveu, uma jornada pedagógica voltada, exclusivamente, à equipe docente da Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva, em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus). Com as aulas da primeira turma da modalidade de ensino de Tempo Integral da unidade já começando na próxima quinta-feira (20/02), professores, o pedagogo e o gestor da unidade planejam o ano letivo da turma pioneira. 

Após a contratação, por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), dos professores que ministrarão as aulas na Escola da Floresta, a Jornada Pedagógica da unidade entrou em curso. Na terça-feira (18/02), os docentes da unidades estiveram em reunião de planejamento, junto do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), da Coordenação de Educação Ambiental (CEA), o Departamento de Gestão Escolar (Degesc), o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e demais setores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. 

Entre os temas discutidos, a definição de Educação do Campo, modalidade que rege o ensino na EEF José Loureiro da Silva, a criação do Conselho Escolar da unidade, especificidades do Calendário Escolar, os projetos complementares a serem desenvolvidos na Escola da Floresta e a parceria, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). 

De acordo com a secretária de Educação, Arlete Mendonça, que participou da reunião, a parceria entre os docentes e os setores da Secretaria de Educação vai possibilitar um trabalho importante na Escola da Floresta.

“A educação é construída por várias mãos, e por isso estamos aqui, conversando em conjunto.  Os nossos estudantes precisam ser os protagonistas, e a nossa organização precisa possibilitar isso. Precisamos sempre estarmos próximos”, destacou a secretária. 

No Amazonas, 59 escolas funcionam a partir da modalidade Educação do Campo. São 19 mil alunos atendidos em 30 municípios do estado.

Contagem regressiva 

Com 64 alunos matriculados entre turmas do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Mediado (1ª série do Ensino Médio), a Escola da Floresta inicia 2025 com novidades. De acordo com a professora Cíntia Machado, que vai ministrar a disciplina de Língua Portuguesa, o sentimento de lecionar para a turma pioneira é único. 

“A Escola da Floresta é um modelo muito importante, e estou muito feliz em fazer parte disso. Moro no município e essa vai ser minha primeira experiência em sala de aula, então o momento de planejamento foi essencial”, destacou a docente, que integra o grupo de oito professores contratados pela escola nesse primeiro momento. 

Sobre a Escola da Floresta 

O projeto Escola da Floresta integra o Programa “Educa+ Amazonas”, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021, e tem como objetivo central transformar unidades de ensino em espaços de gestão democrática, de respeito à diversidade sociocultural, ampliando o olhar sobre a Educação Ambiental, Sustentabilidade e ensino tecnológico em comunidades ribeirinhas do interior do estado.

A EEF José Loureiro da Silva, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, recebeu investimentos de cerca de R$5 milhões, e é a primeira do tipo no Brasil. O modelo pioneiro foi projetado para ter baixo impacto ambiental, contando com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), painéis de captação de energia solar, sistema de captação de águas pluviais, uso de madeira de manejo florestal sustentável, sistema de ventilação natural, ampla acessibilidade, estilo modular e de fácil manutenção.

A estrutura da unidade de ensino conta com salas de aula, de leitura, salas multiuso e para os professores; além de refeitório, laboratório de robótica (Espaço Maker); alojamento para educadores e estudantes; banheiros e demais estruturas escolares, como secretaria, despensa, cozinha e depósito.

Além de oferecer matriz curricular e pedagógica de tempo integral específica, atendendo especificidades da Educação Escolar do Campo e a transversalidade da Educação Ambiental, a unidade também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Contatos para Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar: Mônica Figueiredo (92) 98100-8787 e Maria Eduarda Oliveira (92) 98196-8072