Equipe do Centro de Ensino Médio Tiradentes participa em Recife da 28ª Ciência Jovem

Tocantins

10.11.2022

A diretora Lucilene Carneiro, a professora de Biologia, Juliana Kern e os estudantes Maria Eduarda Pellegrino Teles e Wilnatã Carvalho da Silva, ambos com 17 anos e na 3ª série do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, estão em Recife, Pernambuco, participando da 28ª edição do Ciência Jovem, entre 9 e 11 de novembro. A equipe da escola apresenta o projeto Águas que Florescem - Os Encantos do Cerrado, com objetivo de divulgar as belezas naturais do Estado e sensibilizar a população para sua preservação. 

A Ciência Jovem é uma das principais feiras de Ciências no país. Realizada anualmente pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco/Brasil, ela reúne cerca de 400 projetos de todos os estados do Brasil e de outros países. A feira de ciências recebe projetos desenvolvidos por estudantes da educação infantil até o ensino médio, com ênfase para as atividades de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico.

Nesta edição o Tocantins está sendo representado pela equipe do CEM Tiradentes, com o projeto Águas que Florescem - Os Encantos do Cerrado, com objetivo de divulgar as belezas naturais do Estado e sensibilizar a população quanto a sua preservação. 

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Maria Eduarda Pellegrino Teles, de 17 anos, participar como representante do estado é uma honra e um grande aprendizado. “Nosso projeto é relevante por focar no potencial turístico do nosso estado que possui uma infinidade de lugares incríveis e comidas típicas deliciosas. É uma honra estar aqui”, afirmou. 

De acordo com o estudante, Wilnatã Carvalho da Silva, de 17 anos e também estudante da 3ª série do ensino médio, além de ressaltar o potencial turístico do estado o evento possibilita enfatizar a importância de se trabalhar a consciência de preservação e sustentabilidade. “Precisamos cuidar do nosso rico bioma, o cerrado. Além de tudo, demonstrar que o Tocantins é um estado que prioriza a educação e nos incentiva a sermos protagonistas da nossa história para fazermos a diferença através do ensino”, destacou a estudante. 

A professora de biologia, Juliana Girardello Kern, do Centro de Ensino Médio Tiradentes ressalta que instiga os alunos a pensarem em situações e problemas que a população sofra, e que a partir das ideias pensadas em sala de aula possam apresentar soluções que ajudem a sociedade. 

Projeto: Águas que florescem

Águas que florescem é um projeto que está em sua terceira fase. Na primeira etapa, em 2019, aconteceu o plantio de mudas de árvores na escola, com a intenção de diminuir a quantidade de fuligem e poeira nas dependências da unidade de ensino. A irrigação das mudas ocorre com o reaproveitamento da água do ar condicionado, sistema que vai ao encontro da ideia da sustentabilidade. 

Já na segunda etapa, Águas que florescem - Nativas do Cerrado, entre 2020 e 2021, durante a pandemia, um grupo de alunos pesquisou e realizou o plantio de espécies do cerrado,  enfatizando a importância do Jatobá, Gonçalo Alves, Angico e Baru, e a preservação dessas árvores para o meio ambiente. 

Agora o projeto está em sua terceira fase e como culminância de todas as ações os alunos divulgam as belezas naturais do estado ao mesmo tempo em que sensibilizam a população para que preservem não só o cerrado, mas todo o meio ambiente, a fim de atingir o equilíbrio sustentável. 

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins