Equipe de Mato Grosso do Sul é classificada para a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Tecnologia - OBT 2023

Mato Grosso do Sul

16.05.2023

A equipe "Tortutech" , está classificada para a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Tecnologia – OBT 2023, a equipe é formada por 06 estudantes de Mato Grosso do Sul, Cássio Queiroz Minozzo, Ana Beatriz Pereira, Julia Silva Manzano, Isabelle Cheikh, Mateus Prevede Cezário e Lucas Ferreira de Oliveira.

Durante a terceira fase, os estudantes participarão da Semana EAT – Escola Avançada de Tecnologia do Instituto Alpha Lumen, na cidade de São José dos Campos-SP.

A Semana EAT - Escola Avançada de Tecnologia do Instituto Alpha Lumen, é uma imersão tecnológica para estudantes das escolas públicas e privadas de todo o País no segmento de tecnologias de ponta e faz parte da terceira fase da Olimpíada Brasileira de Tecnologia – OBT 2023.

Participam da Semana EAT – Escola Avançada de Tecnologia do Instituto Alpha Lumen e da terceira fase da OBT, estudantes medalhistas ouro, prata e bronze da segunda fase – Nível Médio, os 10 times mais bem pontuados na Prova Optativa de Programação Básica da segunda fase – Nível Médio e seus professores.

Os estudantes, que são atendidos pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), irão desenvolver o aplicativo cujo protótipo foi proposto na segunda fase e será avaliado por um júri especialista composto por uma junção de profissionais do Alpha Lumen, Alpha EdTech, MIT, ITA e grandes empresas apoiadoras que pontuarão os aplicativos desenvolvidos pelos times.

Correspondente ao Nível fundamental, o CEAM/AHS concluiu sua participação sendo medalhista na segunda fase com a equipe “CEAMLímpicos”, formada pelos estudantes de Campo Grande – MS Miguel Pergher, Yann Matheus Ferreira de Melo, Daniel Lima Pimentel de Freitas, Caio Mendes, Arthur Pereira Vale e Laura Maria de Andrade Lyra, com a premiação de bronze.

Todos os estudantes medalhistas de Nível Médio e Fundamental foram orientados pelas professoras Gracy Kelly da Costa Oliveira, do atendimento educacional especializado - AEE em Robótica e Elke Penha Benites, do atendimento educacional especializado - AEE em Matemática, sob coordenação da coordenadora pedagógica Maria Eugênia Bordignon Nachif.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, parabeniza os estudantes medalhistas da segunda fase e os estudantes de Nível Médio classificados para a terceira fase, considerando que “olimpíadas como a OBT, desafiam os estudantes a potencializarem seus conhecimentos sobre lógica computacional, sustentabilidade e tecnologias diversas e a classificação para a terceira fase pelos estudantes do Ensino Médio, além da imersão na Semana EAT – Escola Avançada de Tecnologia do Instituto Alpha Lumen em São José dos Campos, proporcionará conhecimentos e troca de experiências enriquecedora entre os estudantes e professores”, finaliza.

Adersino Junior, SED