Equipe de colégio do Alto Sertão Sergipano é selecionada na 1º etapa da Maratona Unicef Samsung

Sergipe

11.11.2019

A equipe do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito, em Canindé de São Francisco, foi selecionada para a próxima fase da Maratona Unicef Samsung com o aplicativo ‘Beijei! E agora?´. O app é destinado a pessoas que estão interessadas em adquirir mais conhecimento em relação a assuntos que são considerados como tabus pela sociedade, a exemplo da sexualidade, prevenção contra as DSTs e gravidez indesejada. A equipe é composta pelo professor Alex Alves Cordeiro e pelos alunos Ariane Tobias da Silva, do 1°ano; Jamyle Feitosa Domingos, Mikael Silva Marcelino e Clebson Almeida Soares, do 2°ano.

O professor Alex Alves Cordeiro ressalta a importância de se desenvolver um aplicativo que traz um tema bastante relevante para os jovens e, principalmente, por ter o projeto representando Sergipe em um evento tão importante quando a Maratona Unicef Samsung. “É um tema de grande relevância social, com uma comunicação que empresa uma linguagem para todos. O próximo passo é mentoria que inicia a partir de hoje”, disse.

A Maratona Unicef Samsung reúne estudantes, professores, programadores e designers com o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis a serem usados, em escolas públicas, por professores e estudantes nas áreas de conhecimento do Ensino Médio previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A construção do modelo do aplicativo surgiu inspirada na eletiva ‘Beijei! E agora?´, desenvolvida no colégio no primeiro semestre de 2018, e premiada na Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart) em 2018 na categoria  bancada.  A eletiva foi bem aceita na comunidade escolar por abordar um tema de grande relevância social de forma dinâmica e atrativa.

A ideia é que dentro do aplicativo seja encontrada uma lista de conteúdos, que tem como objetivo instruir pais, educadores e alunos em relação à sexualidade, prevenção contra as DSTs e gravidez indesejada. O tema gerador é abordado nos aspectos químicos, biológicos, históricos e sociais, visando à construção de um comportamento responsável e preventivo na sociedade.

Para Geiza Lessa Sobral da Conceição, coordenadora da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), o projeto externa a emoção e o pensar dos jovens sobre temáticas que envolvem tabus dentro e fora das famílias. "Leva para além dos muros da escola a voz dos jovens que sempre querem ser ouvidos, e o mais importante, numa linguagem que todos conseguem compreender", reiterou.

Agora, após a divulgação das equipes selecionadas, a Maratona Unicef Samsung entra na sua segunda etapa que é de desenvolvimento dos protótipos dos aplicativos, testagem e mentoria dos jovens estudantes que vai até abril de 2020. Após isso, a última etapa do projeto é a apresentação dos protótipos de aplicativos com uma avaliação técnica e pedagógica no dia 29 de abril e a certificação, reconhecimento das equipes e entrega da bolsa benefício de R$ 1000,00 para cada participante.