Educação realiza visitas técnicas às regionais de Pirapora e Montes Claros

Minas Gerais

23.03.2023

Abrindo a série de visitas técnicas que ocorrerão ao longo deste ano às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de todo o estado, o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, realizou o primeiro encontro com 204 diretores e 62 inspetores escolares das sucursais de Montes Claros e Pirapora. A comitiva também visitou escolas da região e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pôde acompanhar a aplicação dos investimentos da pasta.

"Tivemos reuniões muito produtivas com os diretores e servidores das regionais de Montes Claros e Pirapora, momentos preciosos de escuta da Rede, para que possamos melhorar cada vez mais a educação pública em Minas Gerais", afirma o secretário Igor de Oliveira.

Na manhã desta quinta-feira (23/3), o secretário Igor - junto com a Superintendente Regional de Ensino (SRE) de Pirapora, Sonia Lago Amariz - realizou reunião com os 37 diretores de escolas e 12 Inspetores que atuam na regional. O encontro ocorreu no auditório da sede da SRE e tratou de deliberações e alinhamentos administrativos e pedagógicos, além de um momento de escuta e de troca de experiências. Na ocasião, alunos da Escola Estadual de Paredão de Minas, distante 86 quilômetros de Pirapora, foram convidados e realizaram uma apresentação musical.  

O encerramento da agenda no Norte de Minas ocorreu em visita à Escola Estadual Fernão Dias, em Pirapora, onde Igor conheceu os espaços da escola e dialogou  com servidores. O objetivo das visitas nas escolas tem sido encurtar o distanciamento entre gestores e órgão central em busca de ações assertivas em prol da melhoria da educação. 

Início das visitas em Montes Claros

A visita ao Norte de Minas começou na manhã de terça-feira (21/3), quando o secretário Igor foi recebido pela Superintendente Regional de Ensino (SRE) de Montes Claros, Levimar Tupinambá. O primeiro compromisso da agenda foi visitar a cidade vizinha de Capitão Enéas, que aderiu ao Projeto Mãos Dadas e com recursos do Estado vai construir sete unidades educacionais em regime de colaboração.

Em Capitão Enéas, a comitiva da SEE/MG foi acompanhada pelo prefeito, Reinaldo Landulfo; o vice-prefeito, Lucas Dhiego Soares; e a secretária municipal de Educação, Gislaine Salomão. Igor foi convidado, ainda, a conhecer a Escola Técnica Hilda Fernandes.

Em Montes Claros, também na terça-feira (21/3), foi realizada reunião técnica com a equipe administrativa, educacional e financeira da regional. Em seguida, no auditório do Centro Universitário UNIFIPMOC, o secretário de Educação se reuniu com 167 diretores de escolas e 50 Inspetores pertencentes à circunscrição para alinhamento dos projetos desenvolvidos e deliberações administrativas. 

Também em Montes Claros, a Escola Estadual Secundino Tavares, do bairro Jardim Panorama II, recebeu a equipe da SEE/MG que conheceu os espaços, os servidores e as atividades desenvolvidas na unidade.