Equipe da Educação de Santa Catarina participa de reuniões em Brasília

Santa Catarina

06.09.2017

Ao longo da tarde desta quarta-feira, 6, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, juntamente com a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marine Pacheco, secretária adjunta de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, e representantes dos parceiros da SED,  Itaú BBA e Federação das Indústrias e Comércio de SC (Fiesc), participaram de reuniões no Ministério da Educação (MEC) e Banco Interamericano de Desenvolvimento  (BID).

No MEC, Marilene apresentou o novo modelo de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) para à secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC  (Setec), Eline Nascimento. O modelo foi implantado em quatro escolas catarinenses com sete turmas e 177 alunos nos municípios de Concórdia, Dionísio Cerqueira, Laguna e São Miguel do Oeste. O curso tem matriz completamente integrada entre ensino técnico e médio regular evitando a sobreposição de conhecimento. Também é inovador na carga horária que se aproxima da proposição da nova legislação do ensino médio, que fomenta ensino técnico profissional como uma das trajetórias a serem escolhidas pelos alunos.  

Com a presença da reitora do Instituto Federal de Santa Catarina  (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, a pauta foi a transferência do Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Guaramirim para o IFSC. Um relatório sobre as reais necessidades do IFSC será produzido e entregue para Eline para oficialização do MEC. Deschamps aproveitou a oportunidade para convidar a secretária Eline para ir à Santa Catarina. "Temos os Cedups de Guaramirim,  Timbó e Mafra em fase de finalização e vamos entregar a comunidade nos próximos meses. Estamos articulando as parcerias e a oferta", destaca Deschamps.

O CEDUP de Rio do Sul também está sem fase de transferência para a rede federal.

No BID, a pauta foi o financiamento do projeto da reformulação da política do Ensino Médio em Santa Catarina. Um novo projeto de formação de professores seguindo o modelo da Finlândia está sendo trabalhado, articulando as diferentes redes que ofertam ensino técnico profissional no Estado.