Equipe da Escola Estadual do Setor Sul, de Palmas, premia estudantes vencedores da gincana ambiental

Tocantins

16.06.2021

por Josélia Lima/Governo do Tocantins

A equipe da Escola Estadual Setor Sul, em Palmas, premiou os estudantes vencedores da gincana on-line realizada na Semana do Meio Ambiente. Foram premiados o aluno Samuel Camelo que, com a ajuda da família e da Sala de Recursos, pintou uma tela retratando a importância de preservar o meio ambiente. Samuel cursa a 2ª série do ensino médio e venceu na categoria união e criatividade.

Outro vencedor foi o estudante Igor Aguiar, que fez uma paródia sobre o meio ambiente e fez sua apresentação em vídeo. Ele expressou suas ideias através da música.

O estudante Wanderson Silva, da 3ª série do ensino médio, foi outro vencedor. Ele produziu um vídeo com personagens de desenhos animados para alertar sobre os cuidados com o descarte do lixo.

Outros alunos foram premiados conforme o número de curtidas e a criatividade que usaram para expressar suas ideias sobre a preservação do meio ambiente, por meio de desenhos e textos. São eles: Clarisse Lima, Sávio Soares, Jociane Carvalho, Geovana e Isabela Amorim.

Os trabalhos apresentados por meio de vídeos retrataram temas relacionados com a defesa do meio ambiente ou com as boas práticas realizadas com a família, como a reutilização da água ou a reciclagem de materiais.

Já os trabalhos apresentados em forma de paródia abordaram as cinco atitudes que reduzem o impacto das más ações provocadas pelos seres humanos, que são: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Os desenhos e pinturas deviam relatar a importância do meio ambiente.

Todos os trabalhos realizados pelos estudantes foram disponibilizados nos aplicativos virtuais e nas redes sociais.

“Eu tenho facilidades de fazer a edição de vídeos utilizando o celular. Usamos como personagem principal o Mickey Mouse, como forma de atrair a atenção das crianças. O vídeo apresenta as formas erradas que as pessoas lidam com o lixo e a nossa mensagem é que precisamos aprender a cuidar melhor do lixo para não poluir o meio ambiente”, explicou o aluno Wanderson.

A estudante Clarice Lima, 14 anos, fez um poema com ilustrações e colagens para abordar a responsabilidade de cada ser humano com a preservação do meio ambiente. “Foi incrível, aprendi muitas coisas novas com a realização dos estudos sobre o meio ambiente. Em casa, já temos o hábito de guardar a água da máquina de lavar roupas para a limpeza da casa e jogar nas plantas. Também aprendemos a produzir o nosso próprio adubo orgânico”, frisou.

A professora Rosangela Alencar, uma das responsáveis pela organização da gincana ambiental, falou da alegria de entregar a premiação. “Eu vi que meus alunos desenvolveram trabalhos diferentes, mas cada um de uma forma encantadora. Logo após os estudos sobre temas ligados ao meio ambiente, todos seguiram para a realização de suas atividades, demostrando  protagonismo e dinâmica. Estou muito feliz pelos trabalhos apresentados e pelas aprendizagens realizadas”, frisou Rosangela.

A escola

A Escola Estadual do Setor Sul conta com 635 alunos matriculados e oferta a segunda fase do ensino fundamental, ensino médio, o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos e tem uma Sala de Recursos Multifuncional.

A instituição de ensino atende estudantes dos setores, Sul, Bela Vista, Morada do Sol, Santa Bárbara, Santa Helena, Jardim Janaína, Sônia Regina, Palmas Sul, Industrial, Ipê Amarelo e Jardim Vitória e dos assentamentos Prata, Agrotins, São João II e São Francisco.