Equipe da Educação de Santa Catarina participa de Ação de Governo no interior do Estado

Santa Catarina

25.10.2017

O secretário de Estado da Educação,  Eduardo Deschamps, a secretária adjunta, Elza Marina Moretto, juntamente com o secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional  (ADR), João Alberto Duarte,  e o gerente Regional de Educação,  Humberto Aloizio de Oliveira, participaram nesta quarta-feira, 25, do dia de Ação do Governo na Regional de Lages. Entre as ações, foram realizadas visitas às escolas e reunião com diretores.

O primeiro compromisso foi a cerimônia de ordem de serviço para pavimentação asfáltico no bairro Vila Nova. Na sequência o secretário atendeu a imprensa e seguiu para o Cedup Caetano Costa, em São José do Cerrito. 

No Cedup a equipe foi recepcionada pelos alunos, professores e direção da escola. O Cedup é um modelo de ensino com a cultura do internato. "Os alunos vem de diferentes regiões do estado e moram aqui. Muitos vão para casa uma vez por mês e outros apenas nos feriados. Aqui somos uma família e a convivência é muito harmoniosa. Todos têm suas responsabilidades com a prática das atividades diárias", explica o diretor José Muniz.

Quem também se orgulha do Cedup é o gerente de Educação. "Trabalhei muitos anos aqui e quem está aqui se apaixona e vive intensamente. Os alunos chegam muito novos e quando terminam os estudos saem com um imenso conhecimento não só profissional, mas de vida", afirma Oliveira.

Os alunos conduzidos pelo professor de artes com habilitação em música,  Patrick Mota Schuermann, deram um show ao apresentarem lindas canções instrumentais. "Além de trabalhar a música na sala de aula damos a oportunidade dos alunos participarem de aulas extras. Trabalhamos com os instrumentos musicais como o acervo de livros da biblioteca. O aluno pode retirar o instrumento para praticar e depois devolve. Estamos democratizando o acesso e oportunizando a vivência com a música", comenta o professor.

Após o almoço servido no Cedup, a equipe da educação visitou a EEB Industrial de Lages e o Cedup Industrial. No local, foi realizada a abertura da 8° Feira de Artes da Gered que reúne trabalhos de 15 escolas com mais de 50 alunos envolvidos. Releituras de grandes artistas, trabalhos com diferentes formas de expressão artísticas coloriram e enfeitam a escola. "É nas escolas que a coisa acontece. As ações que estão sendo realizadas estão fazendo a diferença na formação dos nossos jovens. O dia de Ação do Governo aproxima ainda mais todos nós das nossas escolas", evidencia Elza. 

Na Uniplac

Para finalizar a passagem pela Regional de Lages, Deschamps e Elza participaram de reunião com o reitor da Uniplac. Na sequência, se reuniram com os 44 diretores das escolas para falar sobre a prática educacional nas escolas. Deschamps destacou as duas novas modalidades do Ensino Médio que serão implementadas em escolas da região.

As escolas Flordoardo Cabral e Visconde de Cairu receberão o Ensino Médio em Tempo Integral (EMITI) e o Cedup Renato Ramos da Silva ofertará em 2018 o novo modelo de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional  (EMIEP) no curso de Informática. Também foram tratadas a cultura da paz e a importância da prevenção para evitar violência nas escolas  e questões de gênero. Sobre a infraestrutura escolar as novidade foram o repasse de R$ 2,2 milhões para pequenas obras em 12 escolas, os kits de prevenção que estão chegando nas escolas e a finalização de um processo de compra de kits de pintura com o Ministério da Educação  (MEC).  Este ano também foi realizado o aumento da velocidade da Internet para as escolas.

"Nossa passagem pela Regional hoje foi muito produtiva. Visitamos escolas, conhecemos projetos, conversamos com alunos e diretores.  A educação está avançando e vemos isso em cada visita. É muito bom estar próximo das escolas e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais do que está sendo feito para melhorar ainda mais a educação catarinense. Isso é fruto fundamentalmente da dedicação dos gestores e professores no ambiente escolar. É uma honra trabalhar com vocês", foi com essa frase que o secretário encerrou a reunião com os diretores e sua passagem pela Regional.