Entusiasmo no primeiro dia de aula do Núcleo de Estudos de Línguas

Pernambuco

18.02.2020

O ano começa com qualificação para mais de 4 mil pessoas em Pernambuco. Nesta segunda-feira (17), os alunos novatos dos Núcleos de Estudos de Línguas (NEL), da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), participaram do primeiro dia de aula dos cursos de idiomas. Mais de nove mil pessoas, entre veteranos e novatos, estão matriculados nas 34 unidades do NEL espalhadas por todo o Estado. 

Na sala de inglês para iniciantes do NEL da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carneiro Leão, em Camaragibe, o clima era de entusiasmo. Vinte e cinco pessoas, entre adultos, idosos, adolescentes e crianças, dividem o mesmo objetivo: a fluência em outro idioma. Sentados lado a lado, o motorista Thiago Alcântara e a estudante Evelyn Amanda, de 11 anos, pai e filha, estavam atentos a apresentação de abertura do curso. Ele decidiu iniciar os estudos da língua inglesa para melhorar o currículo. Já a menina sonha em ler, escrever, assistir filmes e conversar em inglês sem dificuldades.

“O meu objetivo é agregar no meu currículo, e a minha filha sente essa necessidade de melhorar no inglês, já que entrou em uma escola que exige um nível melhor. O que mais atraiu a gente é a gratuidade e já ouvimos falar muito bem dos cursos daqui. Espero que minha filha consiga a fluência no idioma, e vou ajudá-la sempre, revisando os assuntos em casa”, frisou Alcântara. 

O técnico em enfermagem João Pereira, de 45 anos, sempre foi um grande apaixonado pelo idioma. Ele já estudou inglês e agora quer retornar à sala de aula por questões profissionais. “Eu trabalho em um hospital de grande porte, que atende pessoas de várias nacionalidades, e me sinto bem limitado por não ter fluência no inglês. Não consigo me comunicar com os pacientes que falam outra língua e isso me incomoda bastante. Acredito que aqui eu vou conseguir tirar minhas dúvidas e conseguir conversar sem medo”, disse. 

Neste semestre, o NEL ofereceu mais de 4 mil vagas para alunos novatos em todo o Estado para os cursos de inglês, espanhol, francês e alemão em 34 unidades espalhadas por todas as regiões; e mais de 5 mil veteranos renovaram a matrícula.