Investimentos no Programa Avança Escola 10 beneficia Educação de Alagoas

Alagoas

13.01.2022

A educação de Alagoas vive um novo momento, marcado pelo maior investimento da história na rede estadual de ensino e leva investimentos e ações para mais uma edição do Governo Presente. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu a assinatura de ordens de serviços para novas creches CRIA, entrega de ônibus escolares, caminhões frigoríficos e a 5ª edição do Avança Escola 10, em Arapiraca.

À frente da pasta, o secretário Rafael Brito, conta que esse novo momento vai chegar para mais municípios do Agreste e Sul e fazem parte do conjunto de ações que estão transformando a rede pública de ensino de Alagoas do ensino infantil até o ensino médio do litoral ao sertão.

“Vamos levar para mais cidades ações de nossos programas que estão fazendo uma verdadeira transformação na educação de Alagoas. Por determinação do governador Renan Filho, iremos assinar novas ordens de serviços para a construção de novas creches CRIA, nesta ação que nos coloca como o estado que oferta, de uma vez só, o maior número de vagas em unidades de educação infantil do país. Além disso, iremos entregar novos ônibus para transporte dos alunos na região e novos caminhões frigoríficos, em mais uma ação do programa Mais Merenda, que triplicou o valor da merenda em toda a rede pública estadual. Isso sem falar do Avança Escola 10 onde iremos explicar melhor o funcionamento do programa Cartão Escola 10 e trazer muitas novidades e ações para os nossos alunos. Tenho certeza que será mais um grande momento para educação alagoana”, ressalta Rafael Brito.

Avança Escola 10

Arapiraca, a segunda maior cidade em população do estado, será a sede da 5 ° edição do Avança Escola 10, na Escola Estadual Izaura Antônio de Lisboa. O evento reúne alunos e professores da rede pública para troca de experiências e conhecimentos com feira de ciências, palestras e um leque de atividades bem diversificado.

Com uma dinâmica de seis espaços diferentes distribuídos pela unidade de ensino, a abertura será feita com a palestra Projeto de Vida: Reflexões no contexto das juventudes do Ensino Médio com o professor e psicólogo, Daniel Melo Macedo. Sob a apresentação de Fernando Perón, o encontro traz ainda a palestra sobre empreendedorismo com o Careca, empresário de uma das maiores redes de sanduíches de Alagoas. Ainda haverá palestras sobre os programas Cartão Escola 10, Vem Que Dá Tempo e Professor Mentor.

Estimulando o protagonismo dos alunos, haverá também shows de talentos, no espaço lounge, nos intervalos das palestras e, além disso, os estudantes poderão aproveitar os jogos montados no espaço interativo e cine educativo. A programação também contempla palestras e workshops voltados para os servidores da educação com tira dúvidas sobre assuntos como valorização de pessoas, regime de colaboração e orientação nutricional, por exemplo.