As entidades reuniram-se para discutir futuras ações visando a reformulação do Prêmio Gestão Escolar - PGE.
Com o objetivo discutir mudanças no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2015/2016, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca, reuniu-se, no dia 7 de julho, com a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Cleuza Repulho, e, com a coordenadora de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Beatriz Cortese, em São Paulo. A secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, também esteve presente na reunião.
A reformulação foi prevista em reunião ordinária entre o Comitê de Governança do PGE, ocorrida em janeiro de 2014, na qual ficou decidido um estudo técnico para uma possível revisão dos critérios de premiação e seleção das escolas participantes do PGE, como também da estrutura do prêmio. O novo desenho, em estudo, propõe a implementação de ações que visem a ampliação da participação das escolas da rede municipal em todas as etapas de seleção; o aumento das ações formativas do Prêmio Gestão Escolar para participantes das diferentes instâncias (coordenadores estaduais, avaliadores, diretores) entre outras iniciativas.
A professora Maria Nilene Badeca, considera que as mudanças visam ampliar o público atendido pelo projeto, envolvendo assim os vários setores da comunidade escolar, opinião compartilhada pela presidente da UNDIME, Cleuza Repulho, a qual considera necessária a mudança, por estimular o envolvimento das escolas municipais.
As reformulações propostas no estudo, para reestruturação do prêmio que ainda serão aprovadas Comitê de Governança do PGE, procuram também estimular o diálogo e a reflexão sobre os avanços da escola, dificuldades e desafios, por meio do olhar da comunidade a qual a escola está inserida. Durante a reunião, Cortese salientou as metas que guiarão a reformulação, dentre elas: a formação continuada em gestão escolar, por meio da participação contínua das escolas inscritas; desenvolvimento de ações que envolvam os inscritos em um processo de reflexão sobre a gestão escolar; a ampliação da visibilidade de bons processos de gestão (re)conhecidos por meio do PGE; como também, o desenvolvimento de uma política de colaboração entre as escolas participantes.
Atualmente, participam do PGE escolas públicas estaduais e municipais de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino médio integrado de todo o país. O prêmio é realizado em duas etapas: estadual/distrital e nacional - cada Estado seleciona um destaque estadual/distrital. Os destaques são analisados por uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio, que escolhe seis finalistas nacionais, que concorrem ao título Referência Brasil.
O Prêmio Gestão Escolar - PGE - Foi criado em 1998, com o objetivo de promover a melhoria dos processos de gestão e de ensino nas escolas públicas, de modo a impactar a aprendizagem efetiva dos estudantes. Ao longo das edições foi constatada a necessidades de melhorias e reformulações para que o PGE possa ampliar seu alcance geográfico e provocar mudanças de práticas nas escolas públicas. Ao todo, 34.832 instituições escolares já participaram do prêmio, sendo 9.693 somente na Edição 2013, ano base 2012, o equivalente a 28% de toda a história do PGE.