ENSINO MÉDIO: Versão final do Documento Curricular é protocolada no Conselho Estadual de Educação

Roraima

21.09.2020

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed

Esta segunda-feira, 21, é um dia histórico para a educação de Roraima. A coordenação estadual de elaboração do DCRR (Documento Curricular de Roraima) Etapa Ensino Médio protocolou a versão final para análise no CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima).

Após passar por consulta pública, a primeira versão do DCRR foi entregue para análise no CEE/RR em 23 de dezembro de 2019. Depois disso, o documento foi analisado pelos leitores críticos do Instituto Reúna, ação realizada mediante parceria firmada por meio do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação).

A coordenação estadual recebeu o documento com os devidos apontamentos dos leitores críticos no dia 15 de maio e, até o dia 15 de setembro, os coordenadores de áreas e os profissionais dos grupos de trabalho realizaram todos os ajustes necessários. A ação que envolveu aproximadamente 150 profissionais. Agora, o documento aguarda aprovação do CEE/RR.

Após aprovação, o documento deverá ser apresentado aos gestores escolares para conhecimento e apropriação junto à comunidade escolar e, em uma etapa seguinte, ocorrerá a sua implementação na rede estadual de ensino. Segundo a coordenadora da equipe Pró-BNCC em Roraima, Márcia Helena Maia de Lima, a principal mudança com o DCRR é a unificação do currículo.

“Antes, as escolas tinham diretrizes que não eram obrigatórias e elas montavam suas propostas pedagógicas e, dessa forma, tínhamos propostas diversas. Agora o DCRR retrata qual é o conteúdo, qual é a habilidade, qual é a competência que deve ser abordada em cada ano, em cada etapa da vida escolar do aluno”, explicou Márcia, destacando que cada escola ainda terá certa autonomia para adequar o documento à realidade da comunidade em que está inserida.

O que é DCRR?

O Documento Curricular de Roraima foi construído à luz das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e é um instrumento que direcionará as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.

Primeiramente foi elaborado o DCRR para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. O documento foi aprovado pelo CEE/RR e agora está na fase de implementação nas escolas, com formação dos profissionais da Educação. O documento para o Ensino Médio foi finalizado agora e está sob análise do CEE/RR.

“Com a finalização do DCRR do Ensino Médio, nós avançamos na implementação da BNCC em nosso Estado. Esse é um movimento que acontece em todo o Brasil e Roraima segue alinhado às políticas públicas da educação nacional, em busca da oferta de um ensino de qualidade a todos os estudantes”, destacou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

ENSINO MÉDIO - Entre as principais mudanças que o DCRR do Ensino Médio traz está o aumento da carga horária de 800 horas para 1.000 horas anuais. Além disso, também traz a oferta dos chamados Itinerários Formativos, que possibilitam aos alunos a oportunidade de escolherem caminhos de aprofundamento do que desejam realmente estudar, seja por áreas do conhecimento ou por formações técnicas profissionais.

Outra mudança é que, além da oferta da disciplina de inglês, obrigatória no currículo, em Roraima também haverá no Ensino Médio a oferta da língua espanhola dentro da parte diversificada do currículo, tendo em vista a localização geográfica do Estado (tríplice fronteira) e proximidade com o país vizinho, a Venezuela.

O processo de implementação ocorre em todo País, mediante regime de colaboração entre Consed e Undime (União nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Para outras informações sobre BNCC, acesse basenacionalcomum.mec.gov.br/.