Ensino Médio Integral no Tocantins é o segundo colocado em pesquisa dos institutos Sonho Grande e Natura

Tocantins

01.03.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu nessa quinta-feira, 29, representantes dos institutos Sonho Grande e Natura para a apresentação dos resultados do acompanhamento de 2023 do Ensino Médio Integral no Tocantins. A parceria firmada, desde 2017, acompanha a implantação e analisa as escolas que ofertam a modalidade integral. 

De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral (Padi), realizada pelo Instituto Sonho Grande, o Tocantins alcançou 63,9%, com destaque para a execução do modelo de educação integral, que ficou em segundo lugar nos 17 estados pesquisados pelo Instituto. Nos itens satisfação com a escola, alimentação escolar e materiais pedagógicos foram os que mais pontuaram. A mostra da pesquisa foi realizada em 39 unidades escolares, 376 professores e 1.592 estudantes. 

A Padi tem o objetivo de mapear aspectos relacionados ao modelo de Ensino Integral nas escolas, mensurar seus impactos e subsidiar a definição de ações e estratégias de apoio às unidades de ensino, nas necessidades identificadas e a consequente potencialização de práticas/metodologias de sucesso.

De acordo com o diretor de Educação Integral e Jornada Ampliada da Seduc, Leandro de Souza, os parceiros apresentaram os pontos de atenção e os positivos das unidades do Estado. “Enquanto equipe do integral, crescemos bastante. Temos ainda alguns desafios que precisam melhorar. Agora, com esses dados, sabendo quais são os nossos pontos de atenção, vamos trabalhar com todas as escolas. A parceria é muito importante para esse processo de transformação na modalidade tempo integral. Assim vamos renovar nossa parceria para continuarmos o trabalho em 2024”.

Instituto Sonho Grande 

O Instituto Sonho Grande é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e o terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas. Desde 2019, o Instituto Sonho Grande apoia a expansão do Ensino Médio Integral e avalia os resultados do modelo na aprendizagem dos jovens e na redução das desigualdades socioeconômicas no Estado do Tocantins.

Seduc/Governo do Estado

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins