Ensino médio foi discutido na Câmara por secretários e deputados

16.05.2013

Secretários apresentam programas de sucesso na comissão de reformulação do ensino médio

A Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições para Reformulação do Ensino Médio da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (14/05) audiência pública com três secretários estaduais de educação. Na ocasião, em atendimento ao Requerimento (REQ) 24/2013 apresentado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), os secretários de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald; Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola; e Ceará, Maria Izolda de Arruda Coelho; apresentaram medidas consideradas de sucesso promovidas por suas secretarias em seus estados.

Ao iniciar sua exposição, Herman Jacobus destacou que em 2011 foi assinado um decreto pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, criando o Programa “Educação: Compromisso de São Paulo”. O programa tem como iniciativa, implementar o ensino médio integral, com incentivo para alunos e professores.

Já Ana Lúcia Gazola mencionou que o maior desafio da educação é o Ensino Médio e que o seu maior desafio frente à Secretaria de Educação de Minas Gerais tem sido ampliar a atratividade e garantir a conclusão do ensino com alta taxa de aprendizagem. Como forma de deixar o ensino médio mais atrativo, a secretária de Minas Gerais citou o programa “Reinventando o Ensino Médio”.

Finalizando as exposições, a secretaria de educação do Ceará, Maria Izolda Coelho, lamentou que os alunos já cheguem ao ensino médio com uma educação deficitária. A secretária lembrou ainda da experiência do JOVEM DO FUTURO/EMI, projeto simples que fez com que o Estado pudesse articular ações e linhas de proposições articulando-as em torno de gestão mais orientada em resultados.

Ascom/Consed