Ensaio fotográfico retrata "Negritude feminina entre os muros da escola"

Mato Grosso do Sul

26.01.2022

A Escola Estadual Floriano Viegas Machado, localizada na rua Ciro Melo, no Jardim Ouro Verde, no município de Dourados, realizou, em novembro de 2021, o projeto intitulado "Negritude feminina entre os muros da escola".

A ação foi coordenada pela professora Me. Lidiane Cristina de Geografia e Pesquisa e Autoria, com apoio e participação das docentes Luzia e Rosane.

No projeto "Negritude feminina entre os muros da escola", foi utilizado o recurso da fotografia, que buscou contribuir com a autoestima e afirmação do empoderamento das mulheres negras da escola, “gerando assim, uma reflexão acerca do tema proposto”, lembra Lidiane Cristina.

Depoimentos

“Sou negra na pele, na alma, na voz e na luta!”, relata a estudante Giulya, 9º ano B do Ensino Fundamental II. “É mostrar a beleza negra de cada uma. A beleza do cabelo, da pele, dos detalhes, para mostrar a todos que a beleza negra deve ser mostrada, mostrar o poder que tem nessas adolescentes, como elas se sentem bem do jeito que elas são”, enfatiza a discente Lara, 7º ano A do Ensino Fundamental II.

“ Sua pele é marrom, e os seus traços grossos, mas não é por isso que você não tem a sua beleza. Ser uma mulher negra é ter uma magia maravilhosa. Votre peau est brune et vos traits épais, mais ce n'est pas pour cela que vous n'avez pas votre beauté. Être une femme noire, c'est avoir une magie merveilleuse”, lembra a estudante Dieunika, do 8º ano A do EF.

Adersino Junior, Secretaria de Educação de MS