Enem Pará Itinerante leva conhecimento a alunos das regiões metropolitana

Pará

21.06.2022

Após disputas acirradas, emocionantes e repletas de muita vibração, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluiu, no último domingo (19), a Etapa Carajás do 64º Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). O município de Parauapebas foi o anfitrião desta fase das competições que reuniu mais de 500 estudantes-atletas, professores e membros da equipe técnica. 

Além da cidade-sede, Parauapebas, também houve a participação de representantes de Curionópolis, Itupiranga, Marabá e Pacajá, que disputaram nas modalidades futsal, handebol, futebol de campo, voleibol, basquetebol e vôlei de praia. Vale lembrar que a competição busca contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentar a prática desportiva e definir quem vai representar o Pará nos torneios escolares de nível nacional.

O evento é uma iniciativa da Seduc, por meio do Núcleo de Esporte de Lazer (NEL), com o apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas. “Estes jogos foram um momento de integração entre a comunidade escolar de cinco municípios da região sudeste do estado, além de ser um incentivo ao esporte educacional. Desta competição, sairão atletas que vão representar o Estado do Pará em muitas competições nacionais. Quero reiterar o nosso compromisso de seguir investindo para fazer com que o esporte continue sendo um elemento fundamental para a inclusão e transformação social”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. 

Conquistas

O estudante-atleta Matheus Moraes, que frequenta a Escola Estadual Euclydes Figueiredo, em Parauapebas, expressa seu sentimento por ter conquistado com sua equipe o 1º lugar na modalidade futsal masculino. “Não há nada mais gratificante do que deixar esse título em casa, é sempre bom a gente jogar aqui, mostrando para nossa torcida que a gente tem força de vontade. Portanto, estou muito agradecido a Deus e também à nossa equipe que, com muito esforço, foi possível ser campeão”, afirmou.

A medalha de ouro na modalidade handebol representa muito para a estudante-atleta Maria Clara Martins e sua equipe, que frequentam o Colégio Militar Rio Tocantins, em Marabá. "Já são alguns anos de técnica, treinamento, muito esforço e suor, mas graças ao nosso professor Gilberto, conseguimos estar aqui e ganhamos mais essa disputa. Esperamos outras competições pela frente e nossa intenção é elevar o nível o mais alto possível”, ressalta.

Próximos passos

As estudantes-atletas do Colégio Dom Bosco, de Parauapebas, foram as grandes campeãs da modalidade voleibol feminino. Maria Luiza Martins disse que “o time está muito feliz com essa conquista, nos esforçamos bastante para chegar nesta posição e foi mais um sonho realizado”. Já Esther Vaz, revela que “os próximos será treinar bastante, nos esforçarmos nos treinamentos, até porque não é todo dia que a gente pratica, então é preciso ter disciplina e responsabilidade”, enfatiza. 

Apesar da segunda colocação na modalidade futsal, o time da Escola Estadual Profª. Izabel Maracaipe, de Itupiranga, capitaneada pelo estudante-atleta Luís Reis, agradeceu pela oportunidade de estar em Parauapebas, competindo. “Não sabíamos que chegaríamos até a final, mesmo a nossa escola tendo um bom preparamento físico e devemos isso à nossa professora Mirela, que coordenou com maestria a nossa equipe. Itupiranga é muito longe e só de estarmos aqui nesta competição importante já é gratificante demais”.

O coordenador geral do NEL, Cristiano Gomes, destacou a importância do esporte aliado à educação, além de afirmar que esta foi mais uma etapa dos JEPs 2022 concluída com sucesso. “O esporte faz com que o adolescente, a criança, aprenda a ter respeito pelo próximo e, com  isso, a tendência é que esses jovens, se não forem atletas no futuro, sejam cidadãos do bem. Por fim, ressalto que as cidades que vieram participar das competições saíram satisfeitas e foi espetacular a etapa aqui de Parauapebas, como sede dos JEPs de 2022”, disse o dirigente. 

Cronograma

Com o objetivo de desenvolver o intercâmbio social e desportivo entre alunos de diferentes localidades, os jogos estão sendo sediados em sete municípios, situados nas regiões de integração Tocantins, Carajás, Rio Caeté, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó e Metropolitana.

A seguir, as cidades-sedes que ainda receberão a programação dos JEPs 2022:

Dias 24, 25 e 26/06 - Castanhal e Augusto Corrêa – regiões Guamá e Rio Caeté (Augusto Corrêa teve sua data alterada devido às fortes chuvas que inviabilizaram o acesso ao município durante o mês de maio).

Por Vinícius Leal (SEDUC/PA)