Enem: do Recife ao interior, estudantes da Rede Estadual se destacam na prova de redação

ENEM

05.04.2021

Realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não é uma tarefa muito fácil. Fazê-las, então, durante a pandemia da Covid-19 se tornou algo desafiador principalmente para aqueles que estavam habituados à rotina de estudo presencial e tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Mesmo com as dificuldades enfrentadas durante todo o período de isolamento social, muitos estudantes conseguiram se destacar nas provas do Enem 2020. Manter o foco, a disciplina, criar estratégias e ter uma rotina de estudo diária fez com que muitos deles conseguissem alcançar resultados surpreendentes no exame. 

Com nota 980 na prova de redação, o estudante Bruno Carvalho, 19 anos, da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Jornalista Jáder de Andrade, localizada em Timbaúba, Zona da Mata, disse que a pandemia não foi motivo para ele parar de focar nos estudos nem nas provas do Enem. “A pandemia da Covid-19 foi um choque para todos. Mas, eu acredito que além do problema é muito mais importante a nossa reação contra ele. Com a chegada do EaD pude ver nas primeiras semanas que eu tinha alguns problemas a serem enfrentados tanto em casa, quanto em mim. Então, resolvi parar por um momento e mapear onde estavam esses problemas e tentar resolvê-los”, observou.

Citando o filósofo inglês John Locke e o escritor francês Guy Debord, Bruno tentou ligar o tema da redação, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", com problemas que enfrentamos em nossa sociedade, pois ele acredita ser muito importante termos essa visão de que o Enem traz um fato e um desafio, que temos que identificá-lo e dar uma proposta de intervenção na conclusão. “Estudar as partes que compõem o texto, ver o que cada competência avalia, como as redações nota 1000 foram escritas e suas estratégias, foi muito importante para que eu desenvolvesse um lado mais crítico, que com certeza me ajudou a entender e a me habituar ao modelo do texto”, destacou.

O jovem, que é fã de tecnologia, pretende cursar ciência da computação. “É uma área que me chama bastante a atenção e a qual eu espero ser um profissional exímio. Ao abrir meu resultado foi uma mistura de alegria e emoção, pois ali estava o fruto da minha persistência e força em tempos tão adversos. Sou muito grato à Secretaria de Educação e Esportes do Estado, na pessoa da gestora da GRE Mata Norte, Edvânia Arcanjo, além dos profissionais da minha escola que desde o início procuraram nos ambientar neste desafio. Palestras motivacionais, acompanhamentos diários, conversas com psicólogos, dentre tantas outras medidas, foram, com toda a certeza, muito importantes para a permanência de muitos alunos na escola neste período”, considerou.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no último ano de escola, a estudante Vitória Luiza, 17, da EREM Dom Vital, no Recife, contou que buscava materiais de estudo na internet para aprimorar seus conhecimentos. Na redação do Enem, ela usou o youtuber Whindersson Nunes para falar da influência das redes sociais e abordou assuntos da atualidade para alcançar nota 990. A jovem ainda falou, entre outras coisas, sobre a rejeição da doença mental e fez uma reflexão crítica sobre a realidade político-social do Brasil. “O tema foi ideal aos tempos em que vivemos. Olhei alguns perfis no Instagram que liberam e-book e assisti vídeoaula de alguns professores no YouTube”, ponderou Vitória, que pretende cursar algum curso da área de saúde.

“Enfrentar o modo virtual e o novo normal no último ano do ensino médio foi muito difícil. Eu estudei o que estava ao meu alcance e tentei não desanimar. Tirei um tempinho para mim, organizei a rotina de estudos e tive muito apoio dos meus professores e equipe de gestão, que me fizeram não desistir”, finalizou.

Outro resultado expressivo veio do Agreste de Pernambuco com o estudante Itallo Augusto, 18, da Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Mororó Moura, em Belo Jardim. O jovem atingiu nota 980 na redação e falou que para se dar bem nela foi fundamental estudar as competências que vão pontuar a avaliação para que a produção do texto seja mais objetiva naquilo que irão cobrar do candidato. “A prática deve ser constante. À medida que você vai cometendo alguns deslizes nos textos você saberá como corrigir nas próximas produções”, revelou. 

Itallo ainda não decidiu qual curso vai escolher, ele está em dúvida entre letras e psicologia. Segundo o jovem, o resultado o deixou bastante surpreso. ”A ficha ainda está caindo aos poucos. Me sentia preparado, mas ainda existia um pouco de insegurança em mim. O ano de 2020 foi muito atípico. As dificuldades em que os alunos e professores se encontraram foram preocupantes e isso me assustou muito no início. No entanto, com todo apoio oferecido pela escola e com o incentivo da família e amigos, consegui me adaptar à nova realidade e não desisti por mais árduo que fosse o momento”, apontou.   

Confira outros resultados

Maicon Lima - 940 - EREM Senador José Ermírio de Moraes - Itapissuma 

Henrique Ravoneli - 840 - EREM Senador José Ermírio de Moraes - Itapissuma

Samara Maria da SIlva - 980 - EREM Jader de Andrade - Timbaúba

Isabelle Barbosa - 980 - EREM Joaquim Olavo - Carpina

Ana Carolyne -  980 - ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa - Arcoverde

Ana Raquel - 980 - ETE Professora Célia Siqueira - São José do Egito 

Iamilly Oliveira - 980 - ETE Ministro Fernando Lyra - Caruaru

Douglas Guilherme - 820 -ETE Dom Bosco - Recife 

Gediel Santos - 940 - Colégio da Polícia Militar de Pernambuco -  Recife

Larissa Vitória - 920 -  Colégio da Polícia Militar de Pernambuco -  Recife

Larissa da Silva - 900 - Colégio da Polícia Militar de Pernambuco -  Recife

Rafaela Cibelly - 820 - Colégio da Polícia Militar de Pernambuco -  Recife

Maria Vitória - 900 - Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios - Recife

Jéssica Angela - 960 - EREM Escritor José de Alencar - Paulista