Educação investe na preparação emocional dos estudantes que irão fazer o Enem

Piaui

18.11.2021

Pressão psicológica, ansiedade e falta de confiança são fatores diretamente relacionados quando o assunto é a avaliação mais importante do ano: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialmente durante a pandemia de Covid-19. Por isso, durante todo o ano de 2021, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalhou diversas estratégias e recursos para dar o suporte emocional necessário para os candidatos à vaga no Ensino Superior.

De acordo com a diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (UEMTEC) da Seduc, Viviane Carvalhedo, os estudantes passaram por uma vasta preparação intelectual e emocional. 

"Realizamos um trabalho olhando para todos os aspectos, não só no ensino para responder as questões da prova, mas também dando orientações quanto ao preparo físico e equilíbrio emocional. O cuidado com a alimentação nos dias que antecedem a prova, o lado emocional, fazer simulados e últimas revisões são ações que podem impactar positivamente para o resultado do Enem", garantiu Viviane.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, localizado no município de Altos, a 38km da capital, tem atuado em unidade com a Seduc. Além do aspecto cognitivo dos alunos, gestores e professores trabalharam, durante o ano de 2021, o preparo psicológico dos alunos, especialmente na reta final do Enem. 

"A escola tem desenvolvido a pedagogia da escuta, ouvindo os alunos e apoiando, além de propiciar palestra voltadas para o emocional de todos eles. Recebemos, na semana passada, a equipe psicossocial da 18° Gerência Regional de Educação, com assistente social e psicólogos, para ministrar palestra para nossos adolescentes, a fim de prepará-los emocionalmente para a vida e para os exames externos", explica a diretora do Ceti Rama Boa, Clemilda Almeida.

João Pedro, estudante da 3ª série do Ensino Médio da escola, afirma que já se sente preparado para o Enem. "Com a aproximação do Enem, nos sentimos mais ansiosos, mas Ceti Rama Boa tem projetos voltados para a nossa saúde mental, incentivando e auxiliando o preparo dos alunos não só para o Enem, mas também para o Saeb. Além disso, com as palestras e o Pré-Enem na Estrada, faz com que todos nós consigamos acumular ainda mais conhecimentos", disse o estudante.

No sábado que antecede o primeiro dia de avaliação do Enem, a escola fará um aulão descontraído. Os alunos passarão a manhã na escola, ouvindo testemunhos de professores e ex-alunos que passaram em anos anteriores e, em seguida, será servido um coquetel. "Entendemos que é função da escola prepará-los não apenas cognitivamente, mas sobretudo emocionalmente", finaliza Clemilda.

Para Viviane Carvalhedo, "sem um cuidado emocional, mental e físico fica muito difícil aplicar tudo o que foi aprendido durante o ano. Por isso, a Seduc vem dando a devida atenção para estes pontos, para evitar que o estresse e a ansiedade prejudiquem o desempenho dos nossos alunos", destacou.