Estado está entre as maiores taxas de presença dos estudantes no país

Piaui

22.11.2021

O Estado conseguiu também figurar com a média de ausentes de 21,8%, abaixo da média nacional entre os alunos que não compareceram para a aplicação do exame com taxa de 26%. 

Segundo os dados divulgados pelo instituto este ano, o número total de inscritos no Enem no Estado do Piauí, contando estudantes matriculados na rede estadual, federal e particulares, totaliza 94.323. Destes, 1.500 optaram por realizar a prova digital e 92.823 estão fazendo o exame impresso. No Brasil foram confirmadas 3.109.800 inscrições aptas a fazer o exame impresso e digital.

Desde 2017, o Piauí aparece entre os estados com a menor taxa de abstenção no país em decorrência da política educacional adotada para fortalecer os estudantes da rede pública estadual que contaram com todo o apoio e suporte nos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Na preparação dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação adotou as revisões on-line e de auditório com o Pré-Enem Seduc e montou uma programação de atividades pedagógicas e motivacionais com 19 ações e mais de 40 revisões em todo o Piauí, entre Pré-Enem Live, Na Estrada, as Salas de Aula On-line, o Corujão da Vitória, Redação Nota 1.000, Simulados, Dia E, Comentários Pós-Enem.

O secretário Ellen Gera comentou o resultado positivo dos estudantes piauienses. "O Piauí e Rio Grande do Norte foram os Estados com as maiores taxas de presença no primeiro dia de aplicação do ENEM 2021. Ambos tiveram mais de 78% de presentes. Parabéns aos estudantes e profissionais da educação pelo engajamento. A Seduc fez durante todo este ano um conjunto de ações que visaram garantir que o nosso estudantes tivesse as condições de estar presente na prova desde as revisões preparatórias, simulados, aulas nas escolas até a entrega dos passes, na capital, e dos transportes no interior", declarou o secretário.

Outra ação de impacto nas taxas de presença é o programa Passe Livre Enem. Integrado às demais ações do Pré-Enem, a Secretaria da Educação promoveu o acesso dos estudantes com a entrega dos passes que garantiram o transporte a 7 mil estudantes, na capital e interior, para os dois dias de aplicação do Enem.