Encontro virtual celebra sucesso do Programa Alfabetiza Pará em 2024

Pará

16.12.2024

Na última quarta-feira (11), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu um encontro virtual para comemorar as práticas bem-sucedidas do Programa Alfabetiza Pará no ano de 2024. O evento reuniu educadores e gestores de diversas regiões do estado para celebrar os avanços e conquistas de um programa que tem sido fundamental para transformar a alfabetização das crianças paraenses. A programação, que se estendeu até esta quinta-feira (12), destacou histórias inspiradoras de escolas e municípios que se destacaram na implementação das estratégias do programa.

“A gente tem uma missão muito importante que é garantir toda criança até os oito anos alfabetizadas aqui no estado do Pará e dá para avançar como a gente já avançou. A gente precisa cada vez mais colocar como prioridade, então parabéns para todos que já colocaram a alfabetização como prioridade e a gente precisa subir ainda mais, obviamente, porque essa é a base de tudo que a gente precisa construir na nossa sociedade. Bora continuar trabalhando, bora estudar e bora alfabetizar!", disse Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará. 

Dentre as principais ações pedagógicas, destacam-se as parcerias com materiais didáticos, o reforço na formação continuada dos professores - essenciais para o processo de alfabetização - e a realização de avaliações. Desde sua implementação, o Alfabetiza Pará auxilia na melhoria dos índices educacionais e na redução da distorção idade-série.

“Como é gratificante ver os relatos dos educadores sobre os elementos que a gente pensa como importantes para a política pública acontecer lá na sala de aula, com os estudantes e muitos desses elementos são de suma importância para a vida escolar futura de nossos estudantes, que é trabalhar a autonomia do aluno. É muito gratificante ver que a gente meio que só incentiva, só dá o pontapé, mas quem faz acontecer são os educadores em seus territórios. Eu às vezes ainda olho e lembro do lançamento do programa, que rápido foi que a gente se envolveu e conseguimos o apoio dos municípios, porque sem o apoio deles ia ser um programa estadual e não era essa proposta. E, conseguimos ter sucesso, porque os municípios efetivamente estão conosco nessa grande empreitada que é alfabetizar crianças”, afirma Carla Reis, coordenadora do programa Alfabetiza Pará. 

Além dos testemunhos de professores e gestores, o evento também apresentou dados positivos que evidenciam o sucesso da integração de metodologias inovadoras, capazes de atender à diversidade de contextos e culturas do Pará.

Diretamente do município de Alenquer, Região de Integração do Baixo Amazonas, Sonaira Rodrigues, professora, relata sobre o projeto ‘Leitura e Escrita criativa no processo de alfabetização’, aplicado na Escola Municipal Jorge Sadala. 

“O projeto surgiu com objetivo de utilizarmos o livro do Alfabetiza Pará em uma forma que ela pudesse contemplar os três momentos pedagógicos, os quais consistem na dinâmica da didática pedagógica envolvendo todas as atividades compostas, que houvesse a problematização inicial, na qual pudéssemos sempre levar em consideração o conhecimento prévio dos educandos, depois a organização do conhecimento por meio de atividades, que elas pudessem proporcionar a eles uma vivência marcante que despertasse o interesse tanto pela leitura, como pela escrita. Partindo disso, em todas as minhas aulas utilizo esses recursos, porque vejo o desenvolvimento dos alunos de forma prazerosa e fiquei satisfeita com os resultados e me sinto feliz”, disse a professora. 

O programa funciona em regime de colaboração com os municípios do Pará no desenvolvimento dos estudantes dos anos iniciais durante o período de alfabetização. Este ano, o Pará mais que dobrou o número de crianças leitoras. Na primeira avaliação censitária de alfabetização, apresentada pelo Governo Federal em maio deste ano, o Ministério da Educação (MEC) apresentou os avanços expressivos que o Pará alcançou na educação básica. Em menos de seis meses, o Estado cumpriu a meta de alfabetização do ano de 2024, que era de 37% e foi além, alcançando 48%. Com o marco, o Pará figurou entre os seis Estados que mais evoluíram positivamente os índices de alfabetização em relação a 2019, período anterior à pandemia da Covid-19.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc