Encontro reúne profissionais da Educação de Jovens e Adultos

Rio Grande do Norte

22.10.2019

Neste final de semana foi realizada uma etapa da formação continuada dos profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no RN, realizada nos polos Natal e Ceará-Mirim. A atividade iniciou na última sexta (18) com uma conferência, realizada na Escola de Governo, em Natal, que contou com a participação do Prof. Walter Pinheiro Barbosa Junior, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que ministrou a palestra “Democratização e Inclusão Curricular na EJA”.

A formação contempla mais de mil educadores que atuam com a modalidade EJA na rede estadual de ensino, distribuídos em seis polos de formação. Até novembro, educadores de todas as regionais de ensino terão sido capacitados. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, por intermédio da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese) e da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Sueja). 

Durante a mesa de abertura, a secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel, destacou a importância que o tema tem junto à sociedade. “A educação deve ser um direito de todas as pessoas. Estamos rearticulando a formação dos professores de Educação de Jovens e Adultos com esse momento de formação específica, tendo em vista a importância que tem a escola na vida de quem a retoma ou tem a oportunidade de ser estudante novamente e concluir seus estudos”, pontuou Márcia. 

A proposta do encontro além da formação continuada de orientação para os educadores de jovens e adultos, é construir coletivamente as diretrizes estaduais curriculares para operacionalização básica de EJA. As Diretrizes Operacionais de Educação Básica, escrito em 2006, é o único documento que versa sobre essa modalidade de ensino. A ideia é que, a partir do estudo desse documento, seja construído outro, direcionado para o novo público de EJA, ou seja, o novo documento vai conter todas as orientações pedagógicas da educação de jovens e adultos do estado do Rio Grande do Norte. 

De acordo com o Liz Araújo, subcoordenadora do Ensino de Jovens e Adultos da SEEC, o encontro favorece a educação inclusiva e diversificada para todos. “O EJA é uma modalidade que está atendendo os estudantes nos assentamentos, nas comunidades indígenas, nos presídios, então é uma modalidade de extrema importância dentro do que é cumprir a garantia do direito de educação para todos”, enfatiza Liz. 

A formação continuada em rede diz respeito à uma proposta de fundamentações permanentes que ressignificam as práticas pedagógicas, os processos reflexivos e as mudanças de concepções, em torno da operacionalização curricular, na modalidade da educação de jovens e adultos. Desta forma, os estudos e práticas favorecerão a construção das políticas curriculares de EJA, que vão orientar as ações pedagógicas de educadores no estado do RN. 

Calendário das formações: 

Polo Natal – 18 a 19 de outubro

Público: 1ª DIREC

Polo Ceará-Mirim – 18 a 19 de outubro

Público: 5ª, 6ª e 16ª DIRECs

Polo Natal – 25 a 27 de outubro

Público: 2ª, 3ª e 4ª DIRECs

Polo Caicó – 07 a 09 de novembro

Público: 7ª, 9ª, 10ª DIRECs 

Polo Pau dos Ferros – 22 a 24 de novembro 

Público: 13ª, 14ª e 15ª DIRECs 

Polo Mossoró – 28 e 29 de novembro

Público: 8ª, 11ª e 12ª DIRECs