Encontro propõe maior sinergia entre programas voltados para estudantes do ensino médio

Ensino Médio

09.02.2015

Maior articulação e potencialização das parcerias voltadas para os estudantes do ensino médio das redes públicas brasileiras. Esse foi o centro das discussões da reunião, realizada hoje  (26/01), na sede do Consed, entre a secretária executiva, Nilce Rosa da Costa e os representantes dos projetos Parlamento Jovem Brasileiro e Jovem Senador, respectivamente iniciativas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal – Herycka Rocha, coordenadora de Educação para a Democracia e Andréa Valente, diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado.

O encontro também contou com a presença da coordenadora de programas e projetos do Consed, Carla Fonseca; da assessora de relações institucionais do Conselho, Hidelcy Veludo; Bruna Leite, da Câmara dos Deputados; Daniel de Souza Pinto, coordenador de Gestão de Eventos em exercício do Senado Federal.

Ambos projetos contam com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação. A pauta da reunião foi iniciada com a apresentação do calendário de atividades relacionadas aos prêmios.

O encontro também serviu para o surgimento de propostas de parceria e articulação entre as três instituições com o objetivo de possibilitar uma maior articulação e potencializações das ações relacionadas a organização e cronogramas, especialmente, no que diz respeito a coordenação das secretarias estaduais, capacitação de coordenadores e professores, encontros conjuntos e comunicação integrada.

Ficou acertado, por exemplo, a indicação de um mesmo coordenador estadual para os dois programas, já nas edições 2015. Também ficou agendado um encontro para elaborar um conjunto de ações integradas, que respeitem as diferenças dos programas, mas que possam colaborar com a gestão de ambos.

Para a secretária executiva do Conselho, “a troca de conhecimento e a integração de esforços possibilitarão uma maior participação de todos os estados”, colocando o Consed à disposição enquanto interlocutor com as coordenações estaduais.

Mudanças em 2015 – O Jovem Senador pretende intensificar a capacitação dos professores que participam do processo, com cursos online. “A intenção é capacitar o professor para que ele possa qualificar ainda mais o jovem na participação do Prêmio”, Andréa Valente, diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado.

Na mesma direção tecnológica, o Parlamento Jovem Brasileiro terá a etapa Pré-seleção dos projetos, “toda ela - informatizada e online - o que irá possibilitará maior transparência e agilidade na etapa final do programa”, afirmou Bruna Leite, da coordenação do PJB.

Prêmio Jovem Senador - Tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Os 27 finalistas são automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador e terão a oportunidade de simular, em Brasília, a atuação dos Senadores da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País.

Parlamento Jovem Brasileiro – é um evento anual dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil, com o objetivo de propiciar aos jovens a vivência do processo político e democrático mediante a participação em uma simulação da atividade parlamentar, em que os estudantes elaboram projetos de Lei, forma comissões, participam de debates e votações. Esta experiência ensina sobre o Poder Legislativo e educa para a participação e cidadania.