Encontro Pedagógico do ensino modular visa preparar professores para o ano letivo de 2024

Amapá

14.02.2024

A Unidade de Ensino Médio Modular da Secretaria de Estado da Educação realizou o encontro pedagógico 2024 destinado aos professores do sistema modular de ensino. O encontro abordou ações pedagógicas desenvolvidas em 2023, possibilitando a avaliação do que pode ser mantido e melhorado.

Participaram do evento os professores do Sistema Organizacional de Ensino Indígena (SOMEI) e do Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME) que atende estudantes quilombolas e de comunidades rurais. Juntos, os mais de 700 professores atendem 15 municípios do Amapá e representam 11 etnias indígenas.

 O evento buscou abordar os desafios enfrentados em diversas localidades e realidades das escolas vinculadas ao SOME e SOMEI. Além disso, aprimorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dessas instituições.

 O foco principal foi a educação no campo, considerando a diversidade do público atendido pelo ensino modular, que inclui quilombolas, ribeirinhos e indígenas.

 “A busca pela inclusão foi destacada, refletindo o compromisso do sistema em proporcionar uma educação no campo acessível a todos” destacou a pedagoga Suelen Carvalho, que compõem a organização do evento.

 O encontro contou com a palestra do professor e pesquisador Salomão Hage, que discutiu a importância de uma pedagogia contextualizada com a realidade do campo, das águas e das florestas. O SEBRAE também contribuiu com palestras motivacionais e relatos das ações pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais do SOME.

3º Fórum da Educação Modular

Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a Associação do Sistema Modular promoverá o terceiro fórum de educação voltado para discussões sobre o ensino modular no estado do Amapá. O evento vai acontecer na sede campestre do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá, em Macapá.