Encontro leva formação sobre implementação do Currículo Referência de Minas Gerais nas escolas do estado

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

27.11.2019


Multiplicadores de todas as regiões participaram de oficinas e palestras para dinamizar a forma como as mudanças serão aplicadas nas salas de aula

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Guimarães Faria, o encontro foi um marco. Foto: Marcelo Ernesto

Representantes de todas as regiões de Minas participaram, entre os dias 25 e 27 de novembro, do I Encontro Formativo Sobre o Currículo Referência de Minas Gerais. O encontro foi para alinhar questões pedagógicas e aprimorar formas de dinamizar a aplicação em sala de aula das diretrizes adotadas no Currículo Referência de Minas Gerais para os alunos do ensino fundamental e infantil.

O documento, elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), começa a ser implementado nas unidades de ensino no próximo ano. Cerca de 360 pessoas participaram do encontro.

Durante a formação, os multiplicadores – pessoas responsáveis por repassar as dinâmicas apresentadas em suas regiões - participaram de oficinas e palestras. Temas como o ensino por competências e habilidades, organização curricular da educação infantil por campos de experiências e planejamentos foram trabalhados ao longo da formação.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Guimarães Faria, o encontro foi um marco, devido à sua relevância e proposta. Com pessoas de todas as regiões envolvidas e participando da mesma formação, ela acredita que a educação de Minas dá um passo fundamental para implementação do Currículo Referência. “São as pessoas que estarão bem mais próximas para chegar em cada um dos municípios, em cada uma das escolas. Então, este momento para nós é realmente um marco para o sucesso da formação e para que, em 2020, estejamos todos preparados para, realmente, desenvolver o currículo dentro da sala de aula”, destacou.

Troca de experiência

O momento também foi comemorado pelo analista educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, José de Paula Ribeiro. Segundo ele, perceber como o Currículo Referência foi concebido e ajudar a verificar como ele será, de fato, aplicado a sala de aula é muito importante. “Além de entender melhor, você pensa como vai articular na regional para trabalhar com as escolas, com os professores, para entender, de fato, como ele vai ser implementado nas escolas. Além disso, é oportunidade de você pensar, discutir, ouvir outros pensamentos e perceber que nesta discussão você pode trocar experiências sobre as dúvidas, ansiedades e dificuldades”, comentou.

Multiplicadores participaram de oficinas para dinamizar a aplicação do Currículo Referência de Minas Gerais. Foto: Marcelo Ernesto
Multiplicadores participaram de oficinas para dinamizar a aplicação do Currículo Referência de Minas Gerais. Foto: Marcelo Ernesto



Para Elisangela Gonçalves de Almeida, professora da Escola Municipal Aurete Pontes Fonseca, de Sete Lagoas, a formação trouxe leveza, clareza e foco. Ela ressalta que o Currículo Referência de Minas Gerais acabou com as ansiedades e libertou os professores e escolas de ficar sob entendimentos variados das diretrizes as serem seguidas. “Antes a gente tinha que trabalhar seguindo várias referências, mas agora a gente tem que trabalhar de acordo com o currículo”, disse. Ainda segundo ela, agora há um norte. “Essa formação vem como embasamento para nosso trabalho na sala de aula. Estar aqui neste evento, ver nas oficinas como fazer foi sensacional”, ressaltou.

Perceber como as coisas estão sendo encaminhadas e ver como os resultados práticos estão sendo direcionados para que cheguem da melhor maneira às salas de aula foi o que mereceu mais destaque para Flávia Camargo Busatte, professora da Escola Estadual Francisco Escobar, de Poços de Caldas, no Sul de Minas. “O documento foi feito por quem está dentro da sala de aula. Então, não há nada que foi falado aqui que não seja possível colocar em prática. Está tudo muito conectado com a realidade da sala de aula”, afirmou.

Currículo Referência de Minas Gerais

O Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental é resultado de um intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE/MG e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG). Ele foi homologado no final do ano passado. O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. O ano de 2019 está sendo de transição e dedicado à formação dos profissionais da educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020 ele estará efetivamente nas escolas.