Encontro intercolegial reúne fanfarras da rede estadual de ensino

Bahia

15.06.2022

O Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador, realizou, nesta quarta-feira (15), o 8º Encontro Intercolegial de Fanfarras, em parceria com mais três unidades da rede estadual: Luiz Navarro de Brito, Desembargador Pedro Ribeiro e Aplicação Anísio Teixeira. A escola, que sediou o encontro, também aproveitou a integração como parte das festividades de comemoração pelos seus 28 anos de fundação.

No começo do ano letivo de 2022, o Governo da Bahia iniciou a entrega de 100 kits de fanfarra em todo o Estado, contendo diferentes instrumentos musicais. O apoio para a modalidade é uma das ações estratégicas da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que visa ter a escola contribuindo como espaço e tempo de aprendizagens, através do ensino de instrumento individual e coletivo das expressões artísticas e corporais, garantindo a permanência escolar e qualificando as aprendizagens.   

Para Roberto Souza, gestor do Carlos Alberto Cerqueira, o momento incentiva a produção artística e o investimento do Estado possibilita a expansão das atividades. “Nossa fanfarra tem 15 anos e possui 70 componentes. Ao receber o kit de fanfarra, conseguimos colocar mais alunos nessa atividade, que é um sucesso na comunidade. As fanfarras possuem um efeito surpreendente. Os alunos interagem em 100% na busca de aperfeiçoamento na aprendizagem musical e o aprendizado reflete positivamente nas salas de aula”.  

Para o regente da banda do Colégio, Gabriel Vieira, a importância do evento e de manter as atividades é imensurável. “Além dos benefícios pedagógicos, percebo uma integração do aluno com a comunidade. A fanfarra gera uma paixão e apreço da região pelo colégio e projeto”. Os resultados positivos atraem estudantes que sonham em participar do grupo. É o caso das irmãs Raquel, Thalita e Débora. “Já  ouvíamos falar sobre a banda antes de estudar no local. Quando chegamos, fomos  assistir a um ensaio e o que mais chamou a atenção foi a organização e o cuidado com todos os participantes. Descobrimos que ganhamos mais uma família, que nos ajuda a alcançar os nossos objetivos”, disse Raquel Jesus, 17, 2º ano do Ensino Médio.

Segundo Daniele Moraes, 17, 3º ano do Ensino Médio, aluna do Luiz Navarro de Brito, a banda é um caminho para realizar sonhos. "Toco pratos. Estar aqui é uma oportunidade de mostrar o nosso talento e fazer o que amo". Yasmin Pinheiro,16, participa do setor coreográfico da banda do Colégio Aplicação Anísio Teixeira e comentou que participar do evento e do grupo possibilita a perspectiva de uma vida melhor. “A fanfarra abre portas para um bom futuro e repleto de alegria. A prática promove o espírito de liderança e incentiva a busca cada vez maior pelos estudos”.

Denilson Fiuza, 19, estudou no Carlos Alberto Cerqueira e, apesar de já ter concluído o Ensino Médio, os laços com o grupo não foram desfeitos. “Participo da percussão e como comandante da banda. A fanfarra ensina disciplina, criatividade e o diálogo, o que promove uma nova forma de pensar”. Andressa Janaina, 18, que faz parte da coreografia da fanfarra do Colégio Desembargador Pedro Ribeiro, ressalta que “a banda é tudo" para ela. "O grupo me ajuda muito, é uma distração e ganhei muitos amigos. Considero os colegas como se fossem uma segunda família e a escola, como mais uma casa”.