Secretaria da Educação do ES
26.05.2021A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promoveu o terceiro encontro da Formação de Gestores e Gestoras da Socioeducação. O momento formativo, realizado nesta terça-feira (25), teve como tema o “Racismo Estrutural: interface com a sociedade, o Estado e as instituições”.
Entre as muitas provocações e reflexões suscitadas pelo tema, o convidado professor Gustavo Forde, destacou o chamado “racismo institucional” - a forma de racismo que estabelece os elementos que constituem os conjuntos das instituições, e ressaltou a urgência de planos e práticas de gestão que reconheçam e façam frente a esse racismo estrutural e institucional.
Durante o momento de interação com o formador, os cursistas corresponderam às reflexões propostas e reconheceram a necessidade e a importância de discutir e pôr em prática uma gestão antirracista.
“Precisamos falar mais sobre antirracismo estrutural: o que é isso e como podemos propagar e difundir. Eu fiquei muito gratificada com as palavras do professor, ele nos provocou a falarmos e praticarmos o antirracismo estrutural”, disse a cursista e gestora Miriam Barbosa.
A Formação está sendo realizada de forma totalmente on-line, com encontros mensais, que ocorrerão até outubro de 2021, com a participação dos diversos sujeitos envolvidos na Socioeducação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata