Ceará
24.01.2024Está sendo realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), em Fortaleza, o Encontro Estadual da Superintendência Escolar 2024. Os trabalhos tiveram início nesta terça-feira (23) e seguem até esta quarta-feira (24). A ação tem o objetivo de orientar o trabalho dos profissionais que dão suporte diretamente aos gestores das escolas da rede pública estadual cearense. O evento é promovido por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Escolar para Resultados de Aprendizagem. A secretária Eliana Estrela esteve presente durante a abertura.
A Superintendência Escolar é um serviço desenvolvido por técnicos que atuam na sede da Seduc e em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Os profissionais têm a missão acompanhar e apoiar a gestão das unidades de ensino, fomentando um movimento de reflexão e ação em torno de três eixos principais: indicadores, processos escolares e instrumentos de gestão.
A programação do encontro conta com palestras, oficina e momentos de debate. Os participantes receberam o documento “Protocolos do Circuito de Gestão Cearense”, que visa orientar e sistematizar os principais procedimentos para a gestão educacional. O método do circuito já fazia parte da estratégia da Seduc desde 2017, no contexto da parceria com o Instituto Unibanco. A novidade é que os protocolos atuais contemplam mais diretamente a realidade do estado, permitindo que os profissionais tenham acesso a subsídios contextualizados e enriquecidos.
Direcionamento de políticas públicas
Eliana Estrela define como fundamental o desempenho dos superintendentes para avançar nos resultados educacionais. “Estamos com as pessoas que fazem a retaguarda para que o trabalho na escola funcione bem. A superintendência faz com que as políticas públicas cheguem até as escolas. Durante o encontro, temos a oportunidade de trocar ideias, aprender e ensinar, colaborando para o crescimento coletivo”, observa.
A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, ressalta que os superintendentes têm a responsabilidade de fazer com que a gestão escolar seja cada vez mais efetiva. “Precisamos fazer o monitoramento da nossa rede, convidando a gestão escolar a refletir sobre a sua prática, em busca de novas formas de garantir a aprendizagem. Estamos iniciando um novo ciclo, com novos gestores assumindo, e precisamos provocar as escolas a estabelecerem suas metas e projeções para os próximos anos”, enfatiza.
O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, compreende a superintendência como o “coração estratégico” da política educacional. “Sem esses profissionais, toda a nossa engenharia institucional falharia. Esse coração precisa pulsar e fazer com que o sangue circule, levando vida para toda o organismo que é a nossa rede, fazendo uma analogia com o corpo biológico. Que possamos caminhar juntos, em busca de equidade, de escolas acolhedoras e com protagonismo estudantil, alicerçadas por boas lideranças escolares e pelo trabalho pedagógico dos professores”, pontua.
Luciana Almeida, gestora de implementação de Projetos Educacionais no Instituto Unibanco, enaltece o caminho percorrido pela Educação do estado na busca pelo aperfeiçoamento dos processos. “Hoje temos um marco, que é a maturidade do Ceará na condução do Circuito de Gestão. Os cearenses sempre influenciaram na realização deste trabalho, indo além do padrão estabelecido e indicando quais aspectos precisavam de mais atenção. Por isso, é tão potente a nossa parceria. O encontro da Superintendência é marcado por histórias feitas a muitas mãos. Esse não é o trabalho de uma pessoa, mas de todos os profissionais que fazem a educação do Ceará ser o que é no cenário nacional”, avalia.