Goiás
17.12.2021A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em parceria com o Instituto Natura, realizou nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/12) o Encontro de Assessores Pedagógicos da rede pública estadual de ensino. Estiveram reunidos todos os assessores pedagógicos das 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs), além de superintendentes, gerentes e servidores da Seduc.
O objetivo foi analisar os resultados e ações pedagógicas do ano letivo de 2021 para planejar as estratégias de 2022. A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, fez a abertura do evento pedindo que os assessores pedagógicos intensifiquem a comunicação com as escolas, por meio de reuniões com gestores, coordenadores e servidores administrativos.
Gestão democrática
Para fortalecer a gestão democrática nas unidades escolares, a secretária da Educação de Goiás também afirmou que os grêmios estudantis serão reativados no próximo ano para que participem ativamente dos conselhos escolares.
“Agora é o tempo deles [dos estudantes]. Vamos reativar esses grêmios e colocá-los dentro do conselho escolar, para ajudá-lo a tomar decisões e até entender o que está acontecendo. A comunicação entre a Seduc e a escola, a escola e a comunidade, precisa ser melhorada”, advertiu a secretária.
Fátima Gavioli também solicitou que os assessores pedagógicos monitorem, de perto, a aprovação e reprovação de estudantes nas escolas. Esse processo deve ser minuciosamente analisado, rejeitando qualquer tipo de aprovação automática.
O Encontro de Assessores Pedagógicos foi realizado no Hotel Tauá, em Alexânia, no interior do estado. As reflexões sobre o ano de 2021 e os planejamentos para 2022 foram orientados pela metodologia da Pedagogia da Cooperação.