Encontro aborda novas vagas do Ensino Profissional no Piauí

Educação Profissional

22.08.2019

No Centro estadual de Educação Profissional (CEEP) Ministro Petrônio Portela, em Parnaíba, 1.100 alunos estão matriculados em 11 cursos técnicos, como, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Eventos. Destes, cerca de 720 são na modalidade integrado ao Ensino Médio, ou seja, o curso é ministrado no mesmo período e matriz curricular do Ensino Médio regular. Essa é a realidade de boa parte do Piauí, que é o segundo estado do Nordeste e o terceiro do país com o maior número de matrículas de Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissionalizante, regulado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Pensando em um futuro próximo, 19 técnicos e mais 75 diretores de escolas dessa modalidade de todo o estado estão reunidos no II Encontro de Gestores e Técnicos da Educação Profissional, no prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir como será a oferta dos cursos em 2020.

"Vamos fazer uma discussão sobre toda a perspectiva que nós temos. A Seduc tem um estudo que revela nossas necessidades, onde nós estamos e onde podemos chegar. Até 2028 temos metas alinhadas com o Plano Estadual de Educação (PEE) e Plano Nacional de Educação (PNE). Também iremos abordar a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como está sendo construída dentro do contexto do Ensino Profissionalizante", declara o superintendente de Educação Técnica Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), José Barros Sobrinho.

Diante do estudo da empresa Macroplan, responsável pela consultoria do planejamento estadual desde a Educação Básica, passando pela Educação de Jovens e Adultos até chegar ao Ensino Superior, a Seduc sabe por onde expandir a Educação Profissional no Piauí, quais regiões e tipos de curso. Por isso, este é o momento dos gestores pensarem como irão disponibilizar, no próximo ano, as novas vagas.

"Queremos fechar a oferta das matrículas junto com os diretores e, por conseguinte, direcionar ações nas escolas. Vamos ressaltar aqui os aspectos administrativos e pedagógicos, informar sobre os sistemas iSeduc (portal do professor) e Sistec (Sistema  Nacional de Informações de Educação Profissional e Tecnológica). Serão passadas aqui informações gerais de como nós devemos proceder dentro das nossas instituições, pedagogicamente e administrativamente", explica a coordenadora do Apoio Pedagógico do Ensino Médio Integrados aos Cursos Profissionalizantes, Osmarina Castro.

A diretora do CEEP Ministro Petrônio Portela, Ana Andreia de Albuquerque destaca como esse encontro é eficaz para o planejamento das atividades. "É muito importante para criar metas para os próximos anos, pois nossa preocupação é ofertar novos cursos com qualidade", declara.


EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PIAUÍ

Relembrando os dados, na última década, o número de matrículas do Ensino Médio Profissionalizante triplicou e cresceu 248,7%, ficando acima da média brasileira, que é de 115%. De acordo com o PNE e o PEE, a meta é que até 2024 25% das matrículas de EJA sejam integradas à Educação Profissional. O Piauí é o estado mais próximo da meta. Em 2017, 15,6% das matrículas do EJA do Ensino Médio eram integradas à educação profissional. No Brasil, este percentual fica em torno de 3%.