Encontrão de Grêmios motiva estudantes a se tornarem multiplicadores de boas práticas

Grêmio Estudantil

31.10.2017

Entre os dias 25 e 26 de outubro, cerca de 400 alunos gremistas da rede estadual se reuniram em Bauru, interior do estado, para o 1º Encontro Paulista de Grêmios. Na ocasião, eles puderam trocar experiências de projetos que foram sucesso em suas comunidades para que as ações sejam multiplicadas em todas as escolas da rede. Com muito entusiasmo, os dois dias foram marcados pela atuação expressiva dos estudantes e o empenho de cada agremiação.

No dia 25, todos se reuniram na Sala São Paulo do Obeid Plaza Hotel para a abertura do Encontrão. Na sequência, foram encaminhados para salas de bate-papo que seguiram cinco eixos de debate: cultura, diversidade, participação política e social, vida saudável e meio ambiente e sustentabilidade. Naquele ambiente, os pequenos grupos puderam escutar os projetos de cada representante que foram implementados em suas escolas, para que no dia seguinte fossem apresentadas, a todos os presentes, uma estratégia para cada temática. Essas estratégias serão, futuramente, redigidas e irão incorporar o Projeto Gestão Democrática.

Segundo Wilson Levy, Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação, “esse foi um momento histórico, pois o encontro de gremistas mostra que uma escola verdadeiramente democrática começa a ser construída a partir do Grêmio”, enfatiza. Para ele, “as grandes transformações que se espera nas escolas e na sociedade começam nessa etapa de formação de cidadania que é o Grêmio Estudantil”, finaliza Levy.

Sônia Maria Brancaglion, que integra a equipe de assessoria da Chefia de Gabinete, relata que quando começou o trabalho com essa meninada [alunos gremistas], ficou bastante assustada. Mesmo sendo professora e coordenadora pedagógica há muitos anos, para ela “trabalhar com Grêmios Estudantis, que era algo que não conhecia, realmente precisou de muito estudo para que eu sentisse confiança. Mas, é uma delícia, pois eles correspondem a tudo aquilo que a gente trabalha com eles”, explica. Ela completa que ”o Encontrão vai engrandecer o trabalho dos Grêmios nas escolas. Elas farão um trabalho de socialização de tudo o que viram aqui, e nós ainda veremos o Estado de São Paulo chegar aos 100% de escolas com Grêmios Estudantis. Já estamos quase lá, pois são 92% atualmente”, afirma.

O segundo dia do 1º Encontro Paulista de Grêmios foi marcado pelas apresentações cheias de habilidades que os pequenos grupos prepararam. Basicamente, as propostas foram repassadas num grande sarau, onde alunos tocaram violão, cantaram, recitaram poesias e fizeram textos no formato jogral. Após esse momento, se reuniram em pequenos grupos, novamente, para debaterem sobre estrutura dos grêmios estudantis hoje e o que pode ser feito para melhorar.

Após os dois dias cheios de atividades educativas e muita diversão, essa juventude que é protagonista dentro da comunidade escolar local passa a ser multiplicadora de boas práticas. Com tudo o que absorveram, aprenderam formas diferentes de colocar qualquer projeto em prática. Essa garotada acaba de escrever um pouco da história da Educação paulista.