EMPREENDEDORISMO: Escolas realizam Feira do Empreendedor nesta sexta-feira e sábado

Roraima

07.11.2019

Por: Marília Mesquita

Fotos: Ascom/Seed

As Escolas Estaduais Gonçalves Dias e Carlo Casadio realizarão nesta sexta-feira, 08, a Feira do Empreendedor.  A Feira faz parte do Projeto Despertar, fruto da parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Sebrae/RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima).

O objetivo do projeto é estimular o empreendedorismo entre os estudantes do Ensino Médio, transmitindo uma visão de mundo abrangente para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades. 

“O empreendedorismo não é só a venda de produtos, é algo que vai além. Engloba a cooperação, cidadania e a ética. No decorrer do curso, os alunos têm uma visão ampla do assunto”, explicou a coordenadora do projeto na Escola Gonçalves Dias, Hilda Montysuma.

Durante a Feira do Empreendedor da Escola Gonçalves Dias, serão comercializados alimentos como salada de frutas, brigadeiro gourmet, alfajor, pastel fit, pudim gourmet, abacaxi gourmet, sucos fit, bolo de pote e pão artesanal. Além disso, terá uma discoteca, brechó e uma equipe que trabalhará com a organização de eventos.

“Cada produto corresponde a uma empresa, ou seja, os alunos aprendem na prática como de fato funciona um empreendimento, de que forma comercializar os itens, pesquisa de mercado, entre outras situações”, ressaltou Hilda.

A Escola Carlo Casadio realizará a comercialização de sabão artesanal e artesanatos feitos com materiais recicláveis como porta-canetas, suporte para celular, jarros, entre outros objetos que foram confeccionados com garrafa pet e papelão. Além disso, será vendida salada de frutas e bolo de moringa, que é feito da folha da árvore de mesmo nome.

“Os alunos optaram por trabalhar com a sensibilização e preservação do meio ambiente, utilizando materiais recicláveis. Afinal, o empreendedorismo também engloba essa área”, ressaltou o coordenador do projeto na Escola Carlo Casadio, Carlos Cavalcante.

A estudante Jhulyana Ferreira,19, da Escola Carlo Casadio, é uma das participantes do Projeto Despertar. Segundo ela, um dos motivos para participar do projeto é para ajudar a mãe (que é autônoma) nas vendas, além de futuramente ter o próprio negócio.

“Para mim, é uma honra aprender coisas novas, saber como funciona o empreendedorismo. Comecei a fazer o curso para ajudar a minha mãe a administrar as vendas dela e, além disso, no futuro quero ter o meu próprio negócio e o que aprendi vai me auxiliar bastante”, comentou a estudante.

No sábado, 09, a Escola Estadual Nilo José de Melo, localizada na vila Passarão, área rural de Boa Vista, promoverá a 1ª Feira de Empreendedorismo com os resultados dos projetos Despertar e JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). Haverá exposição e comercialização de doces, bolos, refrigerantes, artesanato e produtos de limpeza, entre outros, além da oferta de serviços de salão de beleza e um bazar. A Feira ocorrerá das 9h às 11h45.

Para desenvolver o projeto nas escolas, os professores participaram de capacitações promovidas pelo Sebrae/RR, que teve duração de 70 horas, dividida em diversas atividades práticas e teóricas. Foram realizados 22 encontros, sendo 44 horas presenciais em sala de aula, 16 horas de atividades de campo e 10 de realização da Feira do Empreendedor.

Atualmente, 24 escolas da rede estadual desenvolvem o Projeto Despertar e JEPP, direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano).

EMPREENDEDORISMO - Por meio de um Termo de Parceria, firmado entre a Seed e o Sebrae/RR, os estudantes da rede estadual de ensino participam de projetos como o Despertar (voltado aos estudantes do Ensino Médio), JEPP (direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental) e Programa Crescendo e Aprendendo, destinado aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Todos os programas estimulam a educação empreendedora, o desenvolvimento profissional e autoconhecimento. Também proporciona novas aprendizagens, atuação coletiva e busca tornar os alunos aptos a atuarem no mercado de trabalho, assumindo o papel de empreendedores. Os professores da rede estadual participaram de capacitações com técnicos do Sebrae, que é responsável também por todo o material a ser usado nos projetos. Após a capacitação, os docentes atuaram como multiplicadores nas escolas.