Empreendedorismo e protagonismo marcam os preparativos de formatura do Programa Jovem em Ação

Tocantins

20.12.2019

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

As primeiras turmas do Programa Jovem em Ação, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, concluem o ensino médio neste ano. Na preparação para a festa de comemoração do fechamento desse ciclo, realizada na primeira quinzena de dezembro, cerca de 40 estudantes colocaram em prática importantes lições de empreendedorismo, protagonismo, cidadania e amor ao próximo. Desde a implantação do programa, em março de 2017, a unidade de ensino funciona em tempo integral.

Após três anos na escola e do compartilhando muitos momentos juntos, movidos pela proposta do Programa Jovem em Ação, em agosto deste ano, em uma conversa com a diretora da unidade de ensino, Elizabeth Gama da Silveira, os estudantes decidiram que iriam fazer uma festa nos moldes das festas tradicionais de conclusão de graduação, com culto ecumênico, colação de grau e a realização de um baile.

“Para que esse sonho se tornasse realidade, planejamos alguns eventos para arrecadarmos recursos, em que os estudantes puderam vivenciar lições de empreendedorismo e protagonismo. Realizamos uma festa junina, o baile da primavera, um show de rock clássico e depois fizemos um show de forró com cantores da terra”, contou Elizabeth Gama da Silveira.

A diretora acrescentou ainda que a participação dos estudantes nas ações desenvolvidas na unidade de ensino é uma marca. “Em tudo, eles estão envolvidos, eles participam das reuniões, dão ideias e, juntos, desenvolvemos nossas ações. Também tivemos uma participação ativa da família, que ajudam eles a buscarem caminhos que levam a realização pessoal e de todo o grupo. Sempre trabalhamos a importância de olharmos para o outro, de construirmos projetos”.

Estudantes

Para o estudante e membro da comissão de formatura, Pablo Silva Boeira, 17 anos, a iniciativa envolveu toda a comunidade e ajudou os estudantes a desenvolverem o seu potencial de comunicação. “Eu sempre fui muito desinibido, mas tinha colega que não era e, à medida que fomos trabalhando nas ações, eles foram conseguindo se desenvolver, cada um descobriu seu potencial. Apesar de todo o trabalho, valeu muito a pena, pelo aprendizado e pela alegria que sentimos na festa”.

A estudante Júlia Martins Vieira Leite Borges, 17 anos, destacou alguns conhecimentos adquiridos ao longo da preparação. “Tivemos uma disciplina eletiva de culinária – Lar Doce Lar -, em que aprendemos a fazer alguns alimentos para vender e aprendemos lições de empreendedorismo e economia. Tínhamos que definir os preços, os lucros que teríamos. Foi um caminho de muito aprendizado”.

De acordo com a estudante e também membro da comissão de formatura Tiffanny Araújo Cirqueira, 18 anos, a realização da festa reforçou a importância do trabalho conjunto e da ajuda ao próximo. “Começamos escolhendo os líderes das turmas que estariam à frente das atividades e depois pensamos no cronograma e começamos a as ações. E dividimos tudo entre todo mundo para que cada um pudesse fazer a sua parte. A mobilização da escola em ajudar o próximo, fez toda a diferença em nossa preparação para a realização do baile, para a concretização do nosso sonho”.

Emocionada, Tiffanny Araújo lembrou-se das dificuldades que passava quando chegou na unidade de ensino e como tudo que viveu na escola mudou sua vida. “Quando entrei na escola, eu estava com início de depressão e depois de tudo que fomos vivendo, dos abraços, das palavras, dos sonhos compartilhados, as coisas foram mudando. Foi na escola que aprendi a acreditar nos meus sonhos, a acreditar em minha força, e a realização da nossa formatura foi a concretização de tudo.  O que eu levo desses três anos é que a gente só ganha quando a gente ajuda o próximo, quando a gente ajuda o outro e aqui sempre tivemos essa preocupação”.