Empoderamento Feminino é tema de evento da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Creusa de Freitas Cavalcanti

Pernambuco

09.09.2019

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Creusa de Freitas Cavalcanti, localizada em Macaparana, realizou, nesta quinta-feira (05) um desfile cívico pelas ruas do município com o intuito de homenagear mulheres da região pelos trabalhos prestados à comunidade. O “Empoderamento Feminino” foi o tema escolhido para a ação deste ano. 

Os estudantes desfilaram em pelotões e cada um trouxe uma faixa com um significado diferente para a palavra mulher e sua importância para a sociedade. Entre as faixas, estavam “Mulher … o mundo é seu”, explicando o porque que as mulheres dominaram o mundo em todas as esferas; “A mulher é uma flor com alma”, mostrando a delicadeza e beleza da mulher em sua natureza; “Mulheres... nossos anjos sem asas”, enaltecendo o espírito protetor e guerreiro de as mulheres que se doam, se entregam e amam, verdadeiros anjos da guarda. 

O desfile contou ainda com uma escultura chamada de “Objetivo de louvar as mães”, que homenageou o espírito materno presente em todas as mulheres. Colorido, o pelotão das bicicletas chamou a atenção, a ala representava os floristas que utilizaram este meio como forma de trabalho e as flores estavam representando as mulheres por diferentes tipos e beleza, além da delicadeza. 

“Foi uma forma de reconhecer o valor que a mulher tem, como uma figura importantíssima para o nosso meio social. A mulher sempre atuou na história da sociedade, mas quem sempre levava o mérito era o homem. Então, vimos no nosso desfile uma maneira simples de fazer esta homenagem”, declarou, Edna Nascimento, assistente de gestão da escola de referência. 

Durante o desfile, algumas mulheres do município foram homenageadas. A gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, Edvânia Arcanjo, foi uma delas. Ela abriu o momento das homenagens, seguida da vice-prefeita de Macaparana, Maria José Henrique Cavalcanti, da primeira dama, Mauriceia Cavalcanti, a secretária de Educação do município, Lidiane Aguiar, e a gestora da EREM Creusa de Freitas Cavalcanti, Maria José da Silva. 

“Foi uma emoção muito grande. Não só pela questão do empoderamento feminino, mas pelo reconhecimento do trabalho, pelo respeito e pelo carinho demonstrado, não só pela comunidade escolar, mas por todos de Macaparana. Foi muito bonito vê-los enfatizando o poder da mulher, a sua importância na sociedade e o protagonismo da sua história”, disse Edvânia Arcanjo.