Piaui
16.04.2025A Semana Santa nas escolas estaduais do Piauí tem sido marcada por mais do que reflexão religiosa. Em várias unidades da rede, estudantes se tornaram protagonistas de apresentações culturais que celebram o verdadeiro sentido da Páscoa: amor, solidariedade e renovação.
Com peças teatrais, encenações bíblicas e atividades colaborativas, os jovens mergulharam em histórias que atravessam gerações — e encontraram nelas oportunidades de aprendizado, expressão e conexão com a comunidade escolar.
Teatro como ferramenta de transformação
No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, na zona Sudeste de Teresina, o palco virou extensão da sala de aula. A encenação “Do Nascimento à Ressurreição de Cristo” reuniu 54 alunos, do 9º ano ao Ensino Médio, em uma montagem com 12 cenas. O espetáculo foi apresentado nesta terça-feira (15), no Teatro João Paulo II.
Matheus Lopes, da 3ª série, interpretou Jesus Cristo e compartilhou como a experiência impactou sua trajetória escolar: “A história de Jesus transmite uma mensagem forte de perdão e amor. Participar dessa peça me fez descobrir habilidades que eu nem imaginava que tinha. Foi transformador”, contou.
Já Thiago Silva, do 9º ano, que deu vida ao personagem Pilatos, destaca a integração como um dos maiores ganhos. “Aprendi muito sobre a história de Jesus, fiz novas amizades e vivi momentos que vou guardar para sempre.”
O Gestor da escola, Carlos Eduardo, reforça a importância do teatro na formação integral. “Esses projetos criam vínculos, despertam valores e mostram aos estudantes que a escola é um espaço onde eles podem ser quem são — com voz, com talento e com sentimento”, afirmou.
Solidariedade que ensina e inspira
No CETI Domício Magalhães de Melo, na zona Sul da capital, a Páscoa também foi vivida intensamente. O projeto “Páscoa Solidária: o verdadeiro significado da Páscoa” envolveu toda a comunidade escolar com encenações, produção de lembranças temáticas e muita troca de afeto.
Entre os destaques a representação do “Lava-Pés”, uma das passagens mais simbólicas da Semana Santa. Tudo preparado com dedicação pelos estudantes, que também criaram lembranças personalizadas, registrando sua participação no momento.
Ana Kamille Lustosa, da 1ª série do Ensino Médio, participou com entusiasmo. “Interpretei uma das mulheres que seguiram Jesus. Ensaiar, memorizar as falas e viver essa história foi algo diferente do que estamos acostumados nas aulas. Foi muito divertido e emocionante ao mesmo tempo”, disse a jovem, que deu vida a Maria Madalena.
Tempo Integral e formação para a vida
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, iniciativas como essas reforçam o papel da Escola como espaço de construção de cidadania. “A linguagem teatral oferece aos nossos estudantes uma forma lúdica e significativa de desenvolver competências sociais, emocionais, físicas e criativas. Essas atividades integram o modelo pedagógico das escolas de Tempo Integral, que apostam em uma formação ampla, com foco não só no desempenho acadêmico, mas também no desenvolvimento humano dos nossos jovens”, destacou.
Enquanto celebram a Páscoa, os Estudantes Seduc mostram, na prática, que Educação é também acolhimento, arte e oportunidade. E que cada palco montado nas escolas pode ser o começo de novas histórias — para contar e para viver.