Embaixadas de Portas Abertas promove intercâmbio cultural

Distrito Federal

20.11.2019

O projeto contemplou estudantes do CEF 104 Norte e a representação da Jamaica

Nesta manhã (19), o Centro de Ensino Fundamental 104 Norte e a Embaixada da Jamaica uniram-se para demonstrar que diferentes culturas podem conviver em harmonia. O encontro aconteceu nas dependências da escola como parte do intercâmbio proposto pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA) – coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

A Embaixadora da Jamaica, Sra. Sharon Miller, agradeceu pela programação que fora recheada de apresentações voltadas para a valorização da cultura brasileira. “Sinto que somos parte da mesma família. Apesar de sermos diversos, somos um único povo.”

A recepção aconteceu de forma acolhedora com estudantes vestindo as roupas da dança típica do Norte do país, o carimbó. No pátio, cerca de cem alunos, que compõem os quatro anos do ensino fundamental II, já aguardavam ansiosos pela chegada da representação.

Por diversos momentos, foi relembrado o primeiro encontro entre as duas instituições, ocorrido no dia 24 de outubro, quando a Embaixada abriu suas portas para receber os estudantes. “Foi muito agradável recebe-los, especialmente porque foi a própria escola que escolheu nosso país como tema de estudo”.

A professora participante das atividades, Lys Morais, destacou a importância do intercâmbio para a formação das crianças como cidadãos que respeitam a dignidade da vida humana. “A iniciativa traz oportunidade e possibilidades de uma vivência para além da realidade em que se encontram. Os esforços desse intercâmbio culminam na derrubada de fronteiras, na troca de culturas, desde o idioma até a vestimenta.”

Em forma de agradecimento de toda a comunidade escolar, a aluna Luiza Matos, entregou uma pintura em tela à embaixadora. Chamou a atenção o fato de o desenho ter sido criado pela própria estudante que buscou representar as bandeiras do Brasil e da Jamaica como um único elemento integrado a uma flor. As cores verde e amarelo, que remetem aos dois países, também estavam representadas na figura de um beija-flor.

A importância do programa fica aparente na medida em que trabalha a serviço da educação pública e para os jovens brasilienses, ao mesmo tempo em que envolve a segunda maior comunidade de representações diplomáticas do mundo, estabelecendo Brasília, nesse quesito, apenas atrás da capital dos Estados Unidos, Washington.

“A SRI trabalha em duas frentes – no trabalho integrado com outras secretarias e o governo local e no relacionamento com as representações diplomáticas e organizações internacionais estabelecidas no DF”, explica o Chefe de Gabinete da SRI, Emiliano Abreu. “O PEPA é a alma do nosso trabalho e uma das iniciativas que mais dedicamos esforço e atenção. Sabemos da importância que ele tem para os jovens de Brasília e para a aproximação com a comunidade internacional”, conclui.

Na disposição de manter o programa operante também pela SEEDF, a Coordenadora Central da Diretoria do Ensino Fundamental, Mirian do Carmo Silva, ressaltou as atividades do dia como o fechamento de mais um ciclo e, por isso, um motivo de muita gratidão.

Como parte da experiência, os participantes também foram contemplados com apresentações de capoeira e ginástica rítmica e degustaram pratos típicos brasileiros, como a feijoada e o arroz com pequi.

Também estiveram presentes na visita a Ministra Conselheira da Embaixada da Jamaica, Laura McNeil, e a coordenadora da regional de ensino, Semírames Fernandes.

SRI-DF