Piaui
27.11.2023O futsal masculino do Piauí foi o grande campeão da 3ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, que ocorreu em Salvador (BA). De forma invicta, o time piauiense representado pelos estudantes-atletas do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) São João Batista, do município de São João da Fronteira (PI), venceu pelo placar de 2 a 1 contra o time da Escola Nazira Anute de Lima, do município acreano de Manoel Urbano (AC), na final disputada nesta sexta-feira (24).
Na fase de grupo, todos os times se enfrentaram e o Piauí ganhou as três partidas disputadas. Na estreia, marcou 2 a 1 em gols contra o time do Acre. Os times se reencontraram na grande final, partida que repetiu o mesmo placar favorável. O gol que decidiu o título inédito veio aos 20 minutos acrescidos na prorrogação, uma vez que, nos tempos regulamentares, o jogo permaneceu no empate em 1 a 1.
O título consagrou o futsal piauiense que já havia conquistado um grande feito na fase de grupo ao garantir o acesso para a segunda divisão do Futsal Escolar Brasileiro. O estudante-atleta Joaquim Filho, do CETI São João Batista, comentou sobre a emoção de levar o Estado ao lugar mais alto do pódio na competição.
“Nossas expectativas para a final eram altíssimas e não faltou entrega e vontade de sermos campeões. O Piauí alcançou níveis mais altos no esporte”, comentou.
A técnica da equipe, Maria do Carmo, ressaltou os avanços do time de São João da Fronteira até a tão sonhada conquista. “Nós já somos vitoriosos pelo que conquistamos até aqui. Somos campeões na modalidade no Piauí, o que nos garantiu a participação aqui na Bahia, no Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar. Alcançamos o primeiro objetivo de assegurar o Piauí na segunda divisão do esporte para o próximo campeonato e agora veio a consagração. Somos campeões”, celebrou.
Já o time feminino do Piauí, representado pelo CETI José Narciso da Rocha Filho, infelizmente não conseguiu avançar para a final e encerrou a participação em 7º lugar no campeonato. No entanto, para além dos resultados, a Seduc continuará apoiando as delegações e o fomento do esporte nos centros educacionais.
Para o campeonato que ocorreu na Bahia, por exemplo, a Seduc garantiu a participação das escolas com o transporte de ônibus até a cidade sede do evento e providenciou ajuda de custo para alunos e professores.
“A educação integrada ao esporte potencializa a formação dos jovens. Vamos continuar fomentando o esporte dentro das escolas, não apenas com a disciplina regular de Educação Física, mas também com a ampliação dessas modalidades para formar atletas de alto rendimento”, comentou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
O Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 foi uma organização do Ministério do Esporte, com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e da Federação Baiana de Futebol de Salão (FBS). As partidas aconteceram em três equipamentos esportivos da Região Metropolitana de Salvador: a Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas; o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador; e o Ginásio do SESI de Simões Filho.