Em semana que comemora chegada da Primavera, escolas paranaenses promovem ações em prol do Meio Ambiente

meio ambiente

22.09.2020

Nesta semana acontecem duas datas importantes para a reflexão sobre o Meio Ambiente. Além do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, começa a Primavera, no dia 22, no hemisfério sul - época de renovo na natureza, com desabrochar de flores no novo ciclo. E por todo o Paraná, escolas fizeram ações para marcar as datas. Mais importante que isso, estão promovendo reflexões entre estudantes para conscientizar sobre a importância de preservar o Meio Ambiente.

Cuidando de nascentes - Em Cantagalo, por exemplo, os alunos puderam se envolver em um importante projeto de plantar mudas de árvores próximo de fontes de riachos da região, como explica a diretora Kelly Walendorff, do Colégio Estadual Professora Elenir Linke. “Tivemos a ideia de fazer uma ação voltada ao meio ambiente que pudesse incentivar os alunos a fazerem a ação das próprias casas. Conseguimos as mudas com a Secretaria de Meio Ambiente, filmamos fazendo a ação e ensinando como que faz, pra servir de exemplo. Na entrega da atividade no dia 25 vamos entregar uma muda para cada aluno, para que seja feito o plantio em casa”.

Kelly comenta que a ação foi feita justamente pensando nas comemorações da semana. “Foi desenvolvido com alunos do Grêmio Estudantil. Iniciamos no dia 21 deste mês um trabalho de proteção de fonte e plantio de árvores que será contínuo e a próxima etapa acontece na próxima semana”, completa.

Unidos em prol do meio ambiente - Outra ação que chamou a atenção aconteceu em Carambeí, em Ponta Grossa. Por lá novamente o protagonismo ficou por conta de estudantes do Grêmio Estudantil, do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas. Eles fizeram a manutenção de todo o jardim da escola, e quem conta a história é o presidente do Grêmio, o aluno Josué Fernandes Cordeiro, de 17 anos. “A ideia de fazer a manutenção do jardim surgiu através da diretoria, até porque já tinha na escola um projeto de sustentabilidade e de reaproveitamento de material. E aproveitamos também que a escola estava precisando de uma melhora no visual, até pelo tempo que está sem movimento”.

O projeto que Josué comenta acontece há algum tempo, e reforça a importância dos alunos se engajarem com o colégio, como conta a diretora Tania Cristina Oliveira Los. “Este projeto já existe há uns quatro anos e salienta muito a questão dos alunos mesmo cuidarem daquilo daquilo que é deles, o patrimônio da escola, então a gente vê quando eles são responsabilizados, eles aprendem a cuidar e a preservar a beleza da escola, os bens da da escola”

Em termos de participação e recepção, os alunos de Carambeí gostaram da ideia. “É muito gratificante ver o retorno desses alunos, tudo dentro das recomendações de segurança. É muito gostoso a gente saber que eles têm esse amor pela escola e que foi uma ideia abraçada muito rapidamente”, conclui Tania