Em Santana, no AP, escolas mostram como o esporte aliado com a educação despertam estudantes

Dia Mundial da Educação

27.04.2019

Por Wellington Costa

Comemorado anualmente em 28 de abril, o Dia Mundial da Educação contou com diversas atividades desenvolvidas pelas escolas da rede estadual de ensino do Amapá neste sábado, 27. No município de Santana, a data foi celebrada com ações de esporte e oficina de matemática voltada à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O governo do Estado, através de sua Secretaria de Educação (Seed), foi parceiro das ações.

Na Escola de Gestão Compartilhada Militar Afonso Arinos, por exemplo, os estudantes passaram a manhã participando de uma ação esportiva, onde o foco era o judô. Eles saíram da sala de aula para conhecer um clube da modalidade esportiva. “São mais de 100 estudantes da Afonso Arinos que conheceram o judô recentemente e começaram a praticar o esporte. Hoje, a escola conta com um polo do clube de judô para melhor atendê-los no contraturno escolar, sem custos para as famílias”, destacou o coordenador do projeto esportivo, Ronildo Nobre.

Para muitos alunos, era a primeira vez que viam de perto um clube de grande estrutura dedicado ao judô. Já para outros, os tatames entraram mais cedo em suas vidas, como é o caso do Walacy Maciel, 15, anos, que pratica o esporte desde os 7 anos de idade. “O judô mudou a minha vida. Sempre que tenho oportunidade, converso com os meus amigos de turma para que venham conhecer o esporte comigo e, quem sabe, eu os convença de praticar”, disse o estudante.

Já na Escola Joanira Del Castillo, localizada no bairro Nova Brasília, também em Santana, a manhã deste sábado foi voltada para atividades relacionadas à disciplina de matemática. A escola atende 878 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A recepção dos estudantes foi bem animada. Teve café da manhã especial e jogos, antes do início das atividades.

“No meu caso, que leciono matemática, a gente prepara uma aula diferenciada, vê questões de autores que caem com recorrência nas avaliações da Prova Brasil, por exemplo, que é o teste que os alunos do 9º ano do ensino fundamental passarão em breve. Trabalhamos com leveza a disciplina que muitos ainda temem”, comentou com descontração o professor Marcos Roberto Ferreira.

Ideb

O momento também foi para a formação continuada dos professores. As discussões giraram em torno do mapeamento de estratégias para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola. Esse índice, inclusive, melhorou nas últimas avaliações do Ministério da Educação, saltando de 3.5 em 2015, para 4.7 em 2017. A meta é alcançar o índice 6, o mesmo resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais.

“Para alavancar nosso Ideb, a comunidade escolar teve que entender que só seria possível se estivesse unida, desde o porteiro, merendeira, professores, corpo técnico e pais. Todos deveriam estar focados na aprendizagem de nossos alunos. A partir daí, nossos resultados melhoraram. Agora, o foco é a nota 6, que virá em breve. Estamos esperançosos e focados para isso”, reforçou a diretora escolar Cristiane Gondim.

Dia Mundial da Educação

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril. A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.