Em Roraima: Articuladores municipais e estaduais participam de I Encontro de Formação Continuada

BNCC

02.08.2019

Por Mágida Azulay Khatab 

Fotos: Ascom/Seed

Com a aprovação do DCR (Documento Curricular de Roraima), o qual define as aprendizagens essenciais para os alunos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, o desafio agora é implementá-lo e fazer com que as ações previstas cheguem de fato às escolas.

Para isso, os articuladores municipais e estaduais participarão de capacitações e o I Encontro de Formação Continuada ocorreu nesta sexta-feira, 02, na UNIVIRR (Universidade Virtual de Roraima), localizada no bairro Pricumã, em Boa Vista, das 08h às 18h.

O DCR foi construído mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e contou com a participação ativa dos professores como redatores.

As políticas públicas educacionais e o currículo a serem ministrados em todas as escolas da rede estadual e municipal serão direcionados por meio do DCR, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação humana integral dos alunos.

A implementação do documento curricular tem uma metodologia de trabalho orientada pelo MEC (Ministério de Educação) e será desenvolvido no Estado por meio da Comissão Estadual de Mobilização, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Processo de Implementação do DCR e também por meio do Comitê de Governança, os quais trabalharão em regime de colaboração.

O I Encontro contou com a participação de 23 articuladores municipais e 13 estaduais. “Neste primeiro momento, estaremos formando as equipes que estarão nos municípios fazendo a mobilização, a articulação e nos auxiliando na logística para o processo de formação dos professores das redes municipal e estadual”, explicou Simone Rodrigues Batista Mendes, representante da Undime.

Ela destacou ainda que os articuladores terão um papel fundamental no processo de implementação do DCR. “Os articuladores serão a voz da equipe de gestão Consed/Undime nos municípios. Eles serão os nossos mobilizadores e auxiliares na disseminação, divulgação e no trabalho de conscientização da importância do DCR”, explicou.

PROGRAMAÇÃO - O I Encontro de Formação Continuada dos Articuladores Municipais e Estaduais contou na programação da manhã com a apresentação de palestra com o tema “Percurso e Sistemática do processo de Elaboração do DRR”, com Márcia Helena Maia de Lima, coordenadora da BNCC no Estado.

E ainda palestras sobre o “Papel do Articulador do Processo de Implementação do DCRR”, com Simone Rodrigues Batista Mendes, representante da Undime, e sobre os “Fundamentos Epistemológicos do DCR”, com Stela Damas, diretora do CEFORR (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Roraima”.

Pela parte da tarde, houve apresentações das Etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, com a participação dos redatores das disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Artes e Matemática.

“Foi um dia inteiro de muito diálogo, discussão e aprofundamento dos temas relacionados ao DCR e de como esse documento será implementado no Estado. Discutimos ainda a execução das formações, o planejamento e estratégias de implementação”, afirmou Márcia Helena, coordenadora BNCC no Estado.

Todas as ações de construção do DCR, bem como sua efetiva implementação no Estado de Roraima, são realizadas mediante regime de colaboração envolvendo a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Consed, Undime e professores das redes de ensino.